O que são resíduos líquidos?

O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los

Ao fazer o gerenciamento de resíduos líquidos, é importante que você entenda as classificações dos materiais e as práticas mais adequadas para fazer o transporte de forma correta.

Compreender como realizar a classificação desses resíduos corretamente é essencial para evitar maiores complicações em caso de vazamentos e garante que esteja em acordo com a legislação ambiental.

Determinados resíduos líquidos se transportados de modo inadequado, em caso de acidentes, pode ocorrer a contaminação de solos, da fauna ou de recursos hídricos

Continue a leitura, pois vamos te explicar como são classificados os resíduos líquidos e como transportá-los!

>> Leia também: Como funciona e quais são as vantagens do coprocessamento de resíduos?

Resíduos líquidos: entenda o conceito

Os resíduos em forma líquida são gerados a partir dos mais variados processos produtivos, uma vez que a água é um componente usado em diversas etapas e atividades industriais. 

Inclusive, as fábricas geram líquidos químico-tóxicos como componentes altamente perigosos, como óleos, metais pesados e ácidos. 

Aliás, é importante lembrar que até os líquidos compostos apenas por carga orgânica também têm características contaminantes. 

E como são classificados?

A classificação de resíduos líquidos segue a diretriz da NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que os divide em classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).

Os resíduos de classe I são aqueles que apresentam periculosidade, identificados por meio de características como a toxicidade, inflamabilidade e corrosividade, por exemplo.

Os resíduos da classe II (não perigosos), não apresentam características que oferecem perigo, sendo subdivididos em resíduos líquidos:

  • Classe II A (não inertes): aqueles que não tem aspectos de periculosidade, podendo apresentar propriedade de combustão, solubilidade em água e biodegradabilidade;
  • Classe II B (inertes): são os resíduos que, uma vez submetidos a testes de solubilização, não possuem constituintes solubilizados em quantidades superiores aos padrões de potabilidade da água. 

Resíduo x Efluente Líquidos: qual é a diferença?

Como tratar resíduos líquidos?

Agora que você sabe o que são resíduos líquidos, não podemos deixar de mencionar que resíduo não é o mesmo que efluente líquido

Para você entender, o resíduo líquido é um tipo de resíduo sólido que não pode ser lançado em corpos d’água, enquanto os efluentes líquidos podem ser tratados para serem lançados em corpos d’água ou esgotos, sem haver impacto ambiental significativo. 

E nesse contexto, um bom exemplo são os efluentes domésticos. Estes, após tratados em Estações de Tratamento de Efluentes, são descartados nos corpos d’água.

Processo para o tratamento efluentes líquidos

O tratamento de resíduos líquidos passa por três tipos de processos, como o tratamento físico, que realiza a remoção dos sólidos, que podem estar em suspensão sedimentáveis e flutuantes.

Nesse processo, é feita a sedimentação, flotação, caixas separadoras, peneiramento e gradeamento. 

Além disso, o procedimento físico é usado também para retirar do efluente a matéria orgânica e inorgânica em suspensão coloidal, eliminando total ou parcialmente, microrganismos por meio de filtração em areia ou membranas.

Há também o processo químico, onde são utilizados produtos químicos, responsáveis por fazer a oxidação, redução, floculação, coagulação, etc.

Nesse tratamento de efluentes líquidos, há também os processos biológicos, que fazem o tratamento da matéria orgânica, dissolvida ou em suspensão, tornando os efluentes indesejados em sólidos sedimentáveis e gases.

Tratamento de resíduos: quais os tipos e como é feito no Brasil!

Transporte de resíduos líquidos: como deve ser feito?

Como são classificados os resíduos líquidos?

Muito mais do que entender como são classificados os resíduos líquidos, é importante saber como fazer o transporte de forma adequada. 

O primeiro ponto de atenção é quanto a empresa que te ajudará nessa etapa, que deve oferecer total segurança no transporte dos materiais.

O caminhão transportador precisa ter uma capacidade de armazenamento adequada ao volume que será coletado. Além disso, é importante que os caminhões tenham um compressor de anel líquido, para fazer a retirada dos resíduos líquidos em lugares de difícil acesso.

Você pode fazer o transporte por meio do sistema seletivo, sendo o mais usado, em que os efluentes são coletados separadamente, de acordo com a sua classificação. Há também o sistema misto, onde os rejeitos são misturados.

Quais leis regulam o como fazer transportar materiais líquidos?

A legislação federal que regulamenta o transporte e o descarte de resíduos líquidos é a resolução 420 da ANTT para transporte de produtos e resíduos perigosos.

Além disso, há também a norma 13.221, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece regras para o transporte terrestre de resíduos.

A norma abrange os resíduos que podem ser reciclados, reaproveitados e/ou reprocessados e estabelece sua periculosidade, determinando que os materiais líquidos devem seguir para locais autorizados pelo órgão de controle ambiental competente.

Vale lembrar que cada Estado também tem sua própria norma para transporte de resíduos.

ABNT NBR 17505: veja quais são as regras para fabricação de tanques

Cuidados importantes no transporte

Com relação aos cuidados, é fundamental que, durante o transporte, os resíduos líquidos não sejam expostos à atmosfera. 

Esse cuidado é importante porque, além dos cheiros fortes, a exposição oferece riscos de doenças transmitidas por vias aéreas. Por isso, recomenda-se que uma bomba de sucção seja usada para que os líquidos sejam coletados de forma selada.

Tanque Roll On: transporte seguro de materiais líquidos

Outro cuidado com o transporte está relacionado ao equipamento para o armazenamento dos materiais líquidos. Um dos mais recomendados para essa atividade são os tanques roll on.

Esse equipamento é fabricado para evitar o vazamento dos líquidos, o que pode gerar prejuízos enormes pelo incorreto manejo e transporte de resíduos. 

Tanques roll on, como os fabricados pela Cal Leve são confeccionados em chapa de aço de alta resistência, possui reforços em perfil U nas laterais, frente e traseira soldados em MIG/MAG.

Para atender aos mais diversos volumes com total segurança, oferecemos dimensões padrão, como 12 m³, 15 m³, 18 m³, 20 m³, mas é possível customizar o seu equipamento de acordo com a sua necessidade. 

Visite nosso site e conheça os diferenciais dos Tanques Roll On da Cal Leve!

Conclusão

O transporte dos resíduos líquidos é uma das etapas mais importantes do descarte desse material, afinal, o manuseio inadequado pode gerar danos ambientais, multas e sanções à empresa geradora. 

Por isso, é importante sempre utilizar os equipamentos certos e fazer o transporte segundo a legislação ambiental para garantir o processo correto. Lembre-se que, se tratando de materiais líquidos,  os tanques roll on estão entre as melhores opções para o armazenamento dos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!