máquinas para construção civil

Conheça 6 máquinas para construção civil que são indispensáveis

Em uma obra, além de profissionais especializados, a utilização de máquinas para construção civil são indispensáveis, afinal, é por meio delas que os trabalhos são executados com maior segurança, rapidez e praticidade.

Mas saiba que esses equipamentos variam de acordo com as características do solo, do tamanho da obra e também das peculiaridades de cada tipo de empreendimento.

Por isso, na hora de investir nos maquinários, é preciso saber qual deles atenderá as necessidades da sua obra e, claro, que estejam dentro do seu orçamento.

Confira as máquinas e equipamentos utilizados na construção civil mais usados em canteiros de obras e suas aplicações técnicas.

O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los!

6 máquinas para construção civil que não podem faltar em uma obra

máquinas para construção civil

Hoje em dia, o mercado oferece as mais diversas máquinas para construção civil, tornando os trabalhos muito mais ágeis, eficientes e seguros nos mais diversos aspectos.

No entanto, com tanta tecnologia envolvida e tantas opções existentes, é normal ficar confuso na hora de investir nos equipamentos certos para a sua obra.

Pensando nisso, trouxemos aqui as principais máquinas e as características de cada uma delas. Dá uma olhadinha!

Rolo Compactador

O rolo compactador é um maquinário usado na fase de compactação de solo, como rodovia ou uma rua que foi asfaltada, além de estar entre os tipos de máquinas de construção civil, utilizadas também nos serviços de terraplenagem.

O objetivo desse equipamento é preencher os vazios no solo, garantindo o suporte adequado.

Retroescavadeira

máquinas para construção civil

A retroescavadeira também é um clássico dos equipamentos de construção civil por ser um maquinário versátil, já que faz parte do conjunto de trator, escavadeira e carregador.

Ela é usada para transportar, escavar, perfurar e também carregar outras máquinas para construção civil. Hoje em dia, o mercado disponibiliza retroescavadeira traçadas e simples.

Trator esteira

máquinas para construção civil

O trator é outro equipamento que jamais pode ficar de fora de um canteiro de obras, usado para preparação e nivelamento de solos.

O modelo esteira é indicado para serviços de terraplanagem, empilhamento, abertura e conservação de estradas, aterro sanitário, trabalhos de desbravamento, agricultura e mineração, etc.

No lugar dos pneus, ele tem esteiras, sendo a melhor opção para terras soltas ou terrenos pantanosos.

Motoniveladora

máquinas para construção civil

Para quem se pergunta quais são as ferramentas utilizadas na construção civil, saiba que a motoniveladora, que faz o nivelamento do terreno, além de ser usada para espalhar material ou cortá-lo, é uma delas.

O equipamento possui seis rodas, sendo duas na parte da frente e quatro na parte traseira que, neste caso, garante que a máquina tenha mais força. Já as rodas da frente fazem o controle da direção.

Com essas características, a motoniveladora consegue fazer as marcas topográficas de forma correta.

Escavadeira Hidráulica

máquinas para construção civil

A escavadeira hidráulica é uma das máquinas pesadas para construção civil mais populares por conta da sua força e versatilidade. O equipamento possui os mais diversos acessórios, como esteiras, chassis, caçamba e lanças, o que permite a utilização para várias atividades.

Essa máquina é capaz de trabalhar em alta produtividade, fazendo escavação de valas com 3 m de extensão e 1,5 m de profundidade em 15 minutos, sendo muito usada no setor de mineração.

Miniescavadeira

A miniescavadeira é uma das máquinas para construção civil que, embora compacta, possui funções completas e robustas quanto aos modelos maiores.

Essa peça é fundamental por conta do seu tamanho, que facilita a movimentação, operando de maneira mais rápida e eficaz em espaços pequenos.

Outro ponto positivo é que o seu tamanho não reduz a capacidade e a força do braço da escavadeira, o que a torna uma opção mais viável para as empresas.

Máquinas para construção civil: segurança

As máquinas usadas na construção civil são ótimos recursos de força e também de produtividade, incrementando as atividades dos canteiros de obras e tornando os trabalhos muito mais práticos e ágeis.

Mas para que eles possam cumprir a sua função de forma adequada, a utilização dos equipamentos é cercado de muitos detalhes e cuidados para garantir a segurança dos profissionais envolvidos na atividade, evitando acidentes e, claro, prejuízos financeiros.

Nesse sentido, é fundamental entender as leis que regulamentam o uso de maquinários e equipamentos, como a NR 12 e a NR 11.

Lembrando que, além do uso das máquinas e equipamentos utilizados na construção civil, a utilização correta dos EPI ‘s (Equipamentos de Proteção Individual) por parte dos trabalhadores EPIs pelos operários.

Quais são as ferramentas utilizadas na construção civil?

Entre os mais diversos tipos de máquinas de construção civil, há muitas ferramentas que são fundamentais para a execução das atividades.

Entre elas estão os alicates, usados para cortar, dobrar, prender e muito mais. Os modelos mais indicados para a construção civil são o universal, de pressão, de corte, de bico, torquês e rebitador.

Para a execução de trabalhos em paredes, telhados, janelas e áreas mais altas os andaimes também não podem faltar, já que eles garantem a segurança e integridade física dos trabalhadores.

Na lista de máquinas e ferramentas para construção civil está a betoneira, usada para fazer a mistura de concreto e argamassa, para obter uma substância homogênea.

Já as esmerilhadeiras são aplicadas  para esmerilhar, lixar, cortar rebarbas e, por fim, garantir acabamentos.

Claro que não podemos deixar de mencionar itens, como furadeira, serra, martelo, nível, parafusadeira, trena, lixadeira, compressor de ar, bomba d’água, chave de aperto, lixadeira, etc.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as principais máquinas para construção civil, lembre-se que o manuseio de todas elas precisa ser feito com cuidado e atento às normas vigentes do setor.

Se você precisa de equipamentos para armazenar e fazer o transporte de resíduos da construção civil, conheça a Cal Leve, uma fábrica que oferece as mais diversas soluções, como plataformas, caçambas, tanque, roll on e muito mais.

E o melhor é que dá para personalizar do jeito que precisar. Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções em implementos rodoviários.

Acesse O Nosso Site E Conheça A Linha Completa De Produtos Da Cal Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!