incineração do lixo

Incineração de lixo: vantagens e desvantagens dessa prática

A incineração de lixo é um método capaz de reduzir de maneira significativa o volume desses materiais, além de ser considerada uma prática de proteção ambiental.

Mas você conhece as vantagens e desvantagens em adotar esse processo para tratar os resíduos gerados pela sua empresa? Vem com a gente, pois vamos te contar tudo sobre esse tema e se vale a pena ou não investir nessa metodologia.

Classificação De Resíduos: Entenda As Normas Para Descarte!

O que é incineração?

A incineração do lixo no Brasil e em qualquer lugar do mundo consiste, basicamente, na queima desses materiais em fornos específicos.

A destruição térmica dos resíduos por meio da oxidação acontece em temperaturas em torno de  900° C e podendo chegar até 1250°C.

A incineração do lixo por meio da combustão também pode gerar energia térmica que, inclusive, é um meio usado também para a geração de energia elétrica.

Qual é a importância da incineração do lixo?

incineração de lixo

Para quem ainda se pergunta qual é a importância da incineração do lixo, saiba que, além de diminuir significamente o volume de materiais, também é uma prática sustentável, reduzindo o descarte irregular de resíduos.

Por meio desse método de incineração de lixo, é possível conseguir uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando somente um resíduo inerte.

Além disso, esse método também contribui economicamente, já que os materiais que são resultados dessa queima podem ser comercializados para diversas finalidades, como produção de cerâmica, artesanato, borracha, entre outros.

Entenda o processo de incineração do lixo

Agora que já entende em que consiste a incineração do lixo, vamos compreender um pouco como funciona todo esse processo e as vantagens e desvantagens desta metodologia de queima.

Vantagens da incineração do lixo

Uma das vantagens dessa metodologia é a redução do volume de lixo destinado aos aterros sanitários, além de contribuir para prolongar a vida útil do aterro.

A incineração do lixo também evita que os restos materiais sejam descartados em locais inadequados, como áreas verdes, galerias pluviais, rios e mananciais.

Esse processo também é vantajoso para as empresas que produzem resíduos perigosos ou que precisam da destruição total e segura desses materiais.

Além disso, a incineração é capaz de destruir a matéria orgânica do lixo, fazendo a esterilização e evitando a formação de chorume, substância que contamina o solo.

A incineração de lixo hospitalar, industrial e mesmo os domésticos também pode garantir lucro com a geração de energia elétrica a partir desses materiais.

Outra vantagem da incineração do lixo é o lucro que a geradora pode ter com a energia gerada. A energia liberada no processo de queima pode ser transformada em energia térmica e, posteriormente, elétrica.

A geradora também pode ter lucro a partir dos subprodutos gerados neste processo, já que esses materiais podem ser reaproveitados na produção de cerâmica, cimento, artesanato, entre outros .

Desvantagens da incineração do lixo

Por outro lado, esse processo de incineração de lixo também possui as suas desvantagens.

Uma delas é o custo com a contratação de uma equipe especializada e equipamentos, que são elevados.

Outra desvantagem em usar um incinerador de lixo residencial, hospitalar ou industrial é o desgaste dos equipamentos, já que esse processo libera e consome substâncias químicas que danificam os equipamentos e outros aparelhos.

Dessa forma, é preciso investir regularmente em manutenções preventivas e corretivas, que demandam um valor considerável, o que pode pesar no caixa da sua empresa.

Resíduos que podem ser incinerados

incineração de lixo

Para quem se questiona que tipo de lixo deve ser incinerado, saiba que inclui resíduos hospitalares, como materiais usados em necrotérios, hospitais, clínicas, entre outros.

Nesse aspecto, os resíduos hospitalares são divididos em dois grupos, sendo o A que tem um alto potencial infectante, como bolsa de sangue, por exemplo, e o B, que são os resíduos químicos, como medicamentos para câncer ou reagentes, por exemplo.

Há ainda o lixo comum das residências e os defensivos agrícolas usados no campo.

Incinerar do lixo: conheça as leis ambientais

incineração de lixo

Entendendo quais são as vantagens e desvantagens da incineração do lixo, é importante que fique claro também quais são as leis ambientais que regem essa prática, para que possa se adequar aos critérios.

Uma delas é a Portaria nº 274/19, que regulamenta a recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, atendendo ao § 1º do art. 9º da Lei nº 12.305, de 2010 e ao art. 37 do Decreto nº 7.404, também de 2010.

Essa portaria admite que a recuperação energética dos materiais é uma das alternativas de destinação final correta em termos ambientais, classificando também os resíduos passíveis de recuperação energética.

A portaria prevê que os seguintes resíduos possam ser enviados para serem reaproveitados na recuperação energética:

  • Resíduos de limpeza urbana: varrição, limpeza de ruas, calçadas e vias públicas e outros serviços do setor de limpeza urbana;
  • Resíduos domiciliares: atividades domésticas em residências urbanas;
  • Resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços classificados como não perigosos.

Etapas da incineração

As etapas do método de incineração de lixo é composto por cinco etapas fundamentais, que são elas:

  • Preparação do material que será incinerado;
  • Combustão em altas temperaturas;
  • Controle de poluentes que possam subir para atmosfera;
  • Controle dos efluentes, onde é feito o manuseio e o envio das cinzas para o aterro específico destinado para essa finalidade.

Conclusão

A verdade é que a incineração de lixo tem vantagens e desvantagens, mas sem dúvida seus benefícios ambientais e econômicos são muito superiores, podendo gerar lucro e contribuir com a redução de lixos enviados para aterros ou descartados de forma irregular.

Mas lembre-se que todos os processos devem ser feitos de maneira adequada, respeitando as exigências legais.

Na hora de implantar esse processo na sua empresa, lembre-se que é preciso investir em equipamentos de qualidade tanto para a coleta, quanto armazenamento e transporte desses materiais.

Nesse sentido, conheça a Cal Leve, uma das principais fábricas no mercado, que confecciona os mais diversos modelos de equipamentos para coleta, transporte e armazenamento de diversos materiais.

Conheça Os Materiais Recicláveis Na Construção Civil [Guia]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!