o que é MPS

MPS: saiba o que é, seus benefícios e como aplicar o Plano Mestre

Você sabe o que é MPS? Se a sua empresa ainda não utiliza o Plano Mestre de Produção, saiba que esse documento é uma etapa importante em um processo produtivo das indústrias.

Esse plano auxilia na priorização das ordens de serviços e otimiza a capacidade operacional, o que pode melhorar a lucratividade das empresas e, claro, aumentar o faturamento.

Para te ajudar a entender melhor o MPS Produção, elaboramos esse artigo com as principais informações, seus benefícios e como aplicá-lo no seu sistema produtivo. Confira!

O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los!

O que é MPS?

o que é MPS

O primeiro passo para elaborar da forma correta o documento, é entender o que é MPS. Essa sigla, na verdade, significa Master Production Schedule que, em português, é Plano Mestre de Produção.

Esse documento descreve os itens que deverão ser produzidos, quando cada um será feito e em qual período. Mas vale ressaltar que o período será determinado pela empresa, podendo ser feito por semana, período de seis meses ou um ano.

A elaboração do MPS Produção dependerá do nível de planejamento operacional e das necessidades produtivas.

A importância do Plano Mestre de Produção

Entendendo do que se trata esse documento, vamos conhecer um pouco da importância desse plano para as indústrias.

Aplicação do MPS na indústria

A Aplicação do MPS na indústria leva em consideração vários aspectos, que vão desde a previsão de demanda até a capacidade de produção e também da fase de planejamento, que é uma das mais relevantes em um processo produtivo.

Previsão da demanda

Nesta primeira etapa, sua empresa deve fazer uma previsão de demanda, isto é, uma estimativa de vendas em um período específico para ter uma referência da quantidade que precisará produzir.

Planejamento de capacidade de produção

Antes de saber como fazer o cálculo do MPS, outra etapa é o planejamento de capacidade de produção, que é uma das mais importantes.

Nesta fase, é preciso estabelecer a capacidade produtiva em médio a longo prazo para, assim, conseguir fazer um planejamento do volume de itens para a sua compra.

Planejamento da produção

Em momentos de demanda alta, sua empresa deve fazer um planejamento da produção em um curto período, a fim de reservar recursos para as solicitações mais importantes.

Quais são os benefícios do MPS?

Não basta saber o que quer dizer MPS, é preciso conhecer os benefícios em adotar esse documento no seu processo produtivo, pois ele auxilia no planejamento da produção, evitando imprevistos que causem desorganização da produção.

Ou seja, com o MPS Produção, sua empresa consegue reduzir custos com atraso de entregas e com as não conformidades.

Além disso, o Plano Mestre de Produção é capaz também de otimizar a capacidade produtiva, já que é feita uma análise da mão de obra e outras questões, como quantidade de produtos e tempo disponível.

Com a otimização da sua produção, esse documento permitirá ainda a redução dos preços e também uma melhora competitiva, além de auxiliar na tomada de decisões, pois é possível ter uma visualização e planejamento  mais detalhado da produção.

Além de entender como fazer o cálculo do MPS, saiba que ele te ajudará a estabelecer a capacidade produtiva adequada para cada período.

Como o MPS pode ser aplicado no sequenciamento da produção?

o que é MPS

Agora que você já sabe o que é MPS, é preciso entender como este documento pode ser aplicado no sequenciamento da produção. Sendo assim, a primeira passo é analisar as seguintes variáveis:

  • Demanda dependente: esse aspecto é, basicamente, quando um produto faz parte da lista de material de outro produto que será fabricado;
  • Demanda independente: nesse caso, é aquele onde um produto será fabricado pela empresa independentemente de uma necessidade de carteira;
  • Produtos em carteira;
  • Condição e nível de estoque de produtos.

Depois dessa análise, monte uma planilha e inclua itens como:

  • Previsão de demanda desagregada: sua empresa deve realizar a desagregação de um plano agregado de produção, separando os itens de cada categoria para uma análise separada.

Em seguida, faça uma previsão do número de vendas de cada produto em um determinado período.

  • Pedidos firmes : nessa etapa, liste os pedidos que a equipe de vendas já fechou para os meses seguintes.
  • Estoque projetado: esse estoque será baseado no mês anterior somada ao número de recebimento do MPS Produção, subtraindo-se o consumo desejado.

Ao fazer o cálculo, o consumo desejado será o valor máximo entre a previsão de demanda para o período e a quantidade de pedidos.

  • Recebimento do MPS: é o número de itens que deve ser produzido, quando o estoque estiver negativo.

Plano Mestre de Produção MPS – A tecnologia como aliada

o que é MPS

Além de aprender como fazer o cálculo do MPS, saiba que a tecnologia pode ser uma aliada na elaboração e na utilização desse plano.

Para fazer uma programação e colocar em prática o cronograma da produção, é importante contar com a ajuda de sistemas específicos que automatizam parte das atividades, como o MRP — Material Requirements Planning.

Esse sistema ajuda a determinar a quantidade de insumos que devem ser adquiridos e armazenados em estoque, tendo como base a previsão da produção, considerando as matérias-primas, produtos semi-acabados, etc.

Existe também o ERP (Enterprise Resource Planning),  um sistema que possui um gerenciamento centralizado com dados dos processos do negócio, podendo ser  usados em vários setores, como financeiro, administrativo, recursos humanos, compras, vendas, etc.

Conclusão

Depois de entender o que é MPS, não é mesmo? Para que o documento cumpra o seu papel, é importante levar em consideração todas as etapas descritas neste artigo, como previsão da demanda, planejamento de capacidade de produção e planejamento de um período mais curto.

Se além de otimizar seu processo produtivo, você também precisa investir em implementos rodoviários de qualidade, seu lugar é na  Cal Leve, que oferece os mais diversos equipamentos como plataformas, caçambas, tanque, roll on e muito mais. Acesse o nosso site e confira as melhores soluções em implementos rodoviários.

Acesse O Nosso Site E Conheça A Linha Completa De Produtos Da Cal Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!