controle de rastreabilidade

Controle de rastreabilidade: o que é, benefícios e como aplicar

Possuir um controle de rastreabilidade é importantíssimo para as empresas que fazem o transporte de quaisquer objetos, produtos ou substâncias.

Esse cuidado é fundamental para saber a sua localização dos itens, identificar as origens de um produto, manter os padrões de qualidade e também se adequar às normas do governo.

Sua empresa já usa esse sistema? Se ainda não faz um controle rígido de rastreabilidade de produtos industrializados, é bom começar agora, pois essa é a melhor forma para garantir processos eficientes e seguros.

O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los!

O que é rastreabilidade?

Rastreabilidade é, basicamente, um mecanismo que tem a capacidade de rastrear um objeto. No espera empresarial, esse conceito é usado para acompanhar e identificar a localização de um produto durante o seu transporte.

Nesse sentido, esse método foi criado para rastrear os mais diversos itens, como mercadorias, matéria-prima, embalagens, substâncias, entre outros, usado também para garantir os padrões de qualidade de todo o processo.

Além de entender o que é a rastreabilidade, é importante que saiba que todo esse procedimento é feito por meio de um código, que permite obter informações completas, que incluem origem dos itens, destinos e qual a etapa que ele está na cadeia logística.

Benefícios da rastreabilidade

Para as pessoas que desconhecem as vantagens de usar um sistema de rastreabilidade, saiba que esse mecanismo oferece muitos outros benefícios do que somente atender a demanda dos clientes, garantir um padrão de qualidade ou atender às exigências legais.

Saiba que esse procedimento é capaz de executar os recolhimentos de itens com mais velocidade e precisão.

A partir deste controle, é possível ter ainda uma gestão de materiais muito mais eficientes, já que as empresas têm um entendimento mais detalhado da cadeia de suprimentos.

O controle de rastreabilidade também auxilia na redução de níveis de estoque no processo produtivo, já que o fluxo dos materiais são mais otimizados.

Outra vantagem é a possibilidade de identificar gargalos e trabalhar para reduzi-los. Tudo isso gera maior confiança por parte dos clientes e também auxilia em tomadas de decisões mais seguras e coerentes.

Tipos de rastreabilidade

controle de rastreabilidade

Para você adotar esse mecanismo na sua empresa, é importante conhecer os tipos de rastreabilidade que são usadas neste setor. Confira!

Rastreabilidade interna

Esse tipo de processo utiliza sistemas automatizados para gerar códigos de barras, a fim de identificar os dados do item em todas as etapas, desde a sua origem até o final do processo produtivo.

No controle de rastreabilidade interno, é usado sistemas MES, que são capazes de identificar cada etapa do chão de fábrica, o que permite um controle mais refinado para o rastreamento.

Ao fazer todo esse acompanhamento de ativos, produtos e substâncias, as empresas conseguem identificar a sua localidade, sabendo quais são os níveis de depreciação e ociosidade para, assim, aproveitá-los da melhor forma.

Com esse sistema de rastreabilidade, é possível identificar produtos por meio das suas embalagens.

Rastreabilidade externa

Já no rastreio externo, as indústrias conseguem buscar uma rastreabilidade das matérias-primas usadas pelo setor no sentido de entender e controlar todo o processo executado pelos seus fornecedores.

Esse processo também auxilia na expedição e rastreio, uma vez que após enviar o produto para o transportador, é fornecida uma nova documentação, onde  a sua empresa consegue informar o cliente sobre a situação da entrega até a chegada no destino.

O que é o controle de rastreabilidade?

Para quem ficou com dúvida sobre controle de rastreabilidade de produtos, saiba que é a capacidade de acompanhar de forma minuciosa todas as etapas de um item, desde a confecção da matéria-prima até o seu destino final.

Leia também: Como funciona e quais são as vantagens do coprocessamento de resíduos?

Sistema de gestão para controle de rastreabilidade

controle de rastreabilidade

Para que a sua empresa possa colocar em prática esse controle de rastreabilidade, o ideal é contar com um sistema de gestão que auxiliará na realização dos procedimentos de uma maneira automatizada, pois, é possível gerar códigos de barras e rastrear os produtos.

Estoque

Com um sistema de gestão de itens, as empresas são capazes de controlar a rastreabilidade por meio do lote e série na requisição dos itens usados para a produção, na etapa de reporte e também na hora de realizar o faturamento.

Produção

Para quem quer entender como fazer a rastreabilidade, saiba que esse método também inclui a etapa de produção, permitindo a identificação de matérias-primas e produtos que ainda não foram finalizados e também aqueles itens acabados.

Isso é possível por meio da utilização de etiquetas de códigos de barras, que são geradas de maneira automática.

Expedição

Na etapa de expedição, o controle de rastreabilidade auxilia também na composição de cargas em caixas ou em sistemas de  pallets em terminais de produção ao usar leitura de código de barras de itens.

Somado a isso, as empresas também conseguem gerar novos códigos para que as cargas possam ser identificadas.  É possível ainda gerar romaneios de expedição em terminais ou em dispositivos móveis para fazer a leitura de etiquetas de códigos de barras.

Conclusão

A verdade é que o controle de rastreabilidade é um recurso fundamental para os processos de empresas dos mais variados setores, que possuem etapas de transporte, seja internas ou de terceiros.

Esse método pode garantir uma série de benefícios como atendimento às demandas dos clientes, um melhor padrão de qualidade e também o atendimento às exigências legais.

Mas além de um sistema eficiente, lembre-se que os equipamentos usados para armazenamento e transporte dos materiais também são imprescindíveis, pois eles garantem a segurança e qualidade de todo esse processo.

Ao investir em implementos rodoviários, conheça os equipamentos produzidos pela Cal Leve, uma fábrica líder de mercado, que oferece soluções personalizadas, seguras e eficientes para armazenar e fazer o transporte de produtos de maneira adequada.

Acesse o nosso site agora mesmo e fique por dentro das soluções que podemos oferecer para a sua empresa.

Acesse O Nosso Site E Conheça A Linha Completa De Produtos Da Cal Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!