Conheça Os Materiais Recicláveis Na Construção Civil [Guia]

Quais materiais podem ser reciclados na construção civil

Você conhece quais são os materiais recicláveis utilizados na construção civil? Saiba que este setor é responsável pelo consumo de aproximadamente 75% dos recursos naturais existentes do planeta.

Se você quer entender quais são esses resíduos passíveis de reciclagem e saber qual a melhor forma de armazená-los, este artigo é para você. Vamos te contar tudo isso e muito mais. Vem com a gente!

Quais são os materiais recicláveis utilizados na construção civil?

Para as pessoas que se questionam sobre quais os tipos de materiais que são recicláveis, saiba que são os mais variados.

Na lista podemos incluir resíduos, como plástico, papel, madeira, argamassa, gesso, canos, garrafas, concretos, pedras, tijolos e muito mais.

Guia prático de como reaproveitar resíduos da construção civil!

Como armazenar e separar os materiais recicláveis?

Como armazenar e separar os materiais recicláveis?

Mas para que esse processo de reciclagem na construção civil aconteça da forma mais adequada, o armazenamento e a separação desses resíduos também merecem total atenção por parte dos gestores.

Na hora da armazenagem, os resíduos recicláveis devem ser protegidos e separados conforme suas características para, assim, evitar riscos de contaminação e acidentes, garantindo a destinação correta.

Somado a isso, para fazer o armazenamento correto objetivando a utilização de materiais reciclados na construção civil é preciso observar as legislações ambientais, para evitar sanções.

Os resíduos recicláveis devem ser guardados em área destinada exclusivamente para essas atividades, com cobertura e piso impermeável, devidamente identificados.

Os materiais de Classe I devem seguir as normativas da NBR 12.235:1992 e os resíduos Classe II devem ser armazenados como prevê a NBR 11.174:1990.

A caçamba estacionária é um dos equipamentos mais recomendados para a coleta de resíduos de construção civil, assim como o compactador que é muito usado para prensar os materiais e diminuir o volume.

Qual o descarte correto para cada tipo de resíduo?

Qual o descarte correto para cada tipo de resíduo?

Entendendo quais são os materiais recicláveis utilizados na construção civil, é importante saber também como fazer o armazenamento correto e como o descarte deve ser feito para cada tipo de resíduo.

Para fazer a destinação adequada, você precisa separar os resíduos orgânicos, recicláveis perigosos e recicláveis não perigosos.

Os orgânicos podem ser reciclados por meio da compostagem ou levados para aterros em sacolas biodegradáveis.

Já os materiais recicláveis não perigosos precisam passar por um processo de higienização, embalagem e, depois, devem ser destinados às cooperativas ou catadores.

Diferente dos produtos reciclados na construção civil, os resíduos perigosos como elementos químicos, prata, mercúrio, lâmpadas, chumbo, tintas, solventes e óleos devem ser levados para centros de coleta apropriados.

Como reaproveitar o material da construção civil?

Com os materiais reaproveitados na construção civil, é possível utilizá-los para as mais diversas finalidades, dando outras funções para cada tipo de resíduo.

Dá uma olhadinha nos materiais recicláveis e finalidades alternativas para os insumos passíveis de reciclagem.

Exemplo de materiais recicláveis e finalidades alternativas para esses insumos

Sobras de madeiras, por exemplo, podem ser transformadas em móveis, como bancos, mesas, deck, armários, mesas de centro e muito mais.

Resíduos como garrafas, canos de PVC, caixotes de madeiras podem ser transformados em vasos de flores, mesas, luminárias, entre outros.

Você pode usar pregos grandes como pendurados em diversos ambientes para bolsas, toalhas, chaves e panos de prato. O porcelanato, um dos materiais mais aplicados na construção civil, pode se transformar em prateleiras, tampão de mesa e até armários.

Construção e sustentabilidade

Construção e sustentabilidade

A reciclagem na construção civil já é uma realidade, sendo uma alternativa sustentável para preservar o meio ambiente, reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir o desperdício de materiais e garantir também um menor consumo de energia e água, além de outros recursos naturais.

Separamos aqui os resíduos alternativos que podem ser usados para a construção civil. Confira os principais:

Materiais alternativos para construção civil

Entre os materiais alternativos para construção civil mais usados, hoje em dia, está o tijolo ecológico, que é feito de terra, cimento e o processo de cura não envolve energia.

Além disso, esse tipo de tijolo não vai ao forno, o que contribui para a diminuição de gases na atmosfera.

O cimento ecológico é outro exemplo de resíduos reciclados, que podem ser usados no setor de construção civil.

Esse produto é capaz de reciclagem na construção civil, além de ser considerado uma opção mais estável para as construções por ser um dos materiais mais duráveis, quando comparado com outros materiais.

Outro exemplo são as tintas minerais são feitas à base de terra crua e emulsão aquosa, sem ter a derivação de petróleo. Esse material tem baixa concentração de compostos orgânicos voláteis, que danificam a camada de ozônio.

As telhas ecológicas são também exemplos de materiais recicláveis, sendo fabricadas com resíduos sólidos e também possui uma composição de papel, plástico e metal.

O bambu é uma matéria-prima sustentável, é muito resistente sendo uma opção em substituição ao aço, concreto e madeira, em razão do seu baixo custo. Nos últimos anos, ele tem ganhado espaço nas construções por conta do seu caráter sustentável.

Entenda O Processo De Reciclagem De Gesso Na Construção Civil!

Exemplos de materiais reciclados sendo reutilizados

Quais os tipos de materiais que são recicláveis

Há também outros materiais que podem passar por um processo de reciclagem na construção civil.

Os resíduos de Classe A, como concretos, pedras, argamassas e tijolos podem ser triturados e usados como agregados em substituição à areia, pedrisco e brita.

Os resíduos de classe B, como os vidros, papéis, plásticos, gessos e madeiras podem ser reaproveitados de diferentes formas e serem usados em substituição ao cimento.

Conclusão

Agora que você sabe quais são os materiais recicláveis utilizados na construção civil, lembre-se que o armazenamento, a separação e a destinação desses resíduos precisam ser feitas de maneira adequada e dentro da legislação.

Para armazenar de forma correta, utilize equipamentos adequados fabricados para essa finalidade.

Na hora de adquirir os melhores equipamentos para armazenagem, conheça a Cal Leve, uma fábrica especializada na produção de implementos rodoviários dos mais variados tipos, como caçamba estacionária, tanque e plataforma roll on, compactadores, etc.

Acesse o nosso site e conheça as melhores soluções de implementos rodoviários para o seu negócio.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Fique por dentro das novidades Cal Leve!