reciclagem de gesso na construção civil

Entenda o processo de reciclagem de gesso na construção civil!

Nos últimos anos, a reciclagem de gesso vem crescendo de maneira significativa no setor da construção civil em razão das suas inúmeras facilidades e vantagens.

A viabilidade desse processo foi confirmada a partir de um estudo feito na Unicamp em 2011 que, inclusive, resultou em premiações por parte dos seus pesquisadores.

De lá para cá, muitas empresas tem adotado essa prática, que contribui com o meio ambiente e também é capaz de reduzir custos de produção do próprio material.

Vem entender um pouco sobre o processo de reciclagem, os benefícios que essa prática pode trazer para a sua empresa e como reciclar resíduos de gesso de maneira adequada e sem prejudicar o meio ambiente. Confira!

Gesso e Sustentabilidade: entenda os impactos ambientais

benefícios da reciclagem de gesso

Assim como vários outros materiais da construção civil, o gesso causa impactos negativos ao meio ambiente nos mais diversos aspectos.

Isso acontece, principalmente, porque o sulfato de cálcio di-hidratado, presente no resíduo de gesso, em contato com o oxigênio da água, oxida e torna-se uma substância altamente tóxica para o meio ambiente.

A partir desse processo de oxidação, o gesso leva a sulfurização dos solos e na contaminação dos lençóis freáticos, levando a substância para os rios, o que pode prejudicar a saúde humana.

Quais são as vantagens em reciclar o gesso?

O processo de reciclagem de gesso na construção civil oferece uma série de vantagens, principalmente, porque as empresas evitam o descarte do material no solo e, consequentemente, a sua contaminação.

Além disso, as empresas que adotam essa prática de reciclagem de gesso gastam cerca de sete vezes menos do que gastariam ao fazer o descarte em aterros privados.

Somado a essas vantagens, o aproveitamento do gesso também é útil para outros setores, já que ele pode ser reutilizado na produção de outros produtos.

Dentre os produtos resultantes do uso de gesso reciclado, temos revestimentos internos, como acabamento ou reboco, blocos de alvenaria, placas de isolamento térmico ou acústico, entre outros.

Processo de reciclagem do gesso na construção civil

Para você entender como ocorre a reciclagem do gesso na construção civil, listamos aqui as etapas do processo de reaproveitamento do material para ficar mais fácil compreendê-las.

Confira os detalhes dessa prática de reciclagem de resíduos de gesso!

1. Uso e coleta

caçamba para descarte de gesso

A primeira etapa está relacionada ao uso e a coleta de gesso, que é feita a partir de caçambas para entulho fabricadas especialmente para o armazenamento desse tipo de material.

Ao usar equipamentos adequados, é possível garantir uma correta separação dos seus materiais desde a sua origem, o que contribui para os demais processos de reciclagem.

Para descarte de resíduos sólidos na obra, conte com as caçambas para entulho Cal Leve!

2. Armazenagem e transporte

Após a coleta dos materiais entra em cena as caçamba para gesso, que são responsáveis por fazer a armazenagem e também o transporte correto dos resíduos desse material tão usado no setor da construção civil.

Depois desses procedimentos, os resíduos de gesso são transportados até locais adequados que, normalmente, ficam nos centros de recebimento.

Nesses locais, o material é armazenado em contêineres para seguir para a etapa de triagem e destinação, que são as usinas de reciclagem.

3. Triagem e destinação

Na reciclagem do gesso, o processo inclui também a etapa de triagem e destinação, onde um veículo que possui uma central automática faz um novo processo de triagem com a separação dos resíduos em diferentes grupos, que incluem metal, gesso e papel.

A vantagem é que os critérios dessa etapa são tão rigorosos que a qualidade dos resíduos podem ser destinados para diferentes setores, tamanha o cuidado com a separação dos materiais.

4. Reciclagem e aproveitamento do gesso

Depois desse processo, inicia-se a etapa de reciclagem e aproveitamento de gesso. Nessa fase, os processo são criteriosos, sendo que o grau de pureza desses materiais pode passar dos 95%.

Sendo assim, o gesso reciclado nesse processo de aproveitamento é incorporado ao gesso natural em uma mistura, que pode alcançar cerca de 30%, o que praticamente não altera suas propriedades físico-químicas.

O gesso reciclado pode ser usado ainda em outros setores, como o agrícola com a produção de fertilizantes, na indústria de cimento ou mesmo na fabricação de novos itens feitos de gesso.

Além disso, a indústria alimentícia também é beneficiada com o aproveitamento de gesso, já que o material reaproveitado pode ser adicionado em cerca de 5% ao cimento, atuando como retardador de pega.

Ao fazer essa mistura, o gesso faz com que o tempo de endurecimento do cimento seja mais longo e proporcione uma maior trabalhabilidade do material.

Vale ressaltar que esse processo de reaproveitamento do gesso foi desenvolvido em 2001, na Dinamarca, sendo que essa prática também foi adotada por outros países europeus, como a Holanda, a Escandinávia, Grã-Bretanha, Irlanda, além dos Estados Unidos.

Conclusão

Agora que você entendeu como ocorre o processo de reciclagem de gesso na construção civil, fica mais fácil compreender o porquê essa prática tem sido tão disseminada no setor.

Além de evitar danos ao meio ambiente por conta do descarte inadequado no solo, a reciclagem diminui os custos das empresas e também pode ser reaproveitado pelos mais diversos segmentos, como visto neste artigo.

Se você quer encontrar os melhores equipamentos para armazenamento e o transporte de resíduos de gesso, acesse o site da Cal Leve e conheça as soluções de implementos rodoviários para diferentes tipos de empresas.

Líder no mercado nacional, a Cal Leve fabrica os mais diversos equipamentos, como a caçamba estacionária para entulho de obra, destinada para o transporte Urbano de Resíduos de Construção Civil e que pode ser usada no transporte dos resíduos de gesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!