O que é remoção de entulho

Remoção De Entulhos: Normas E Descarte Correto De Materiais

Você conhece as melhores práticas para fazer a remoção de entulhos? Saiba que não basta apenas coletar, transportar e fazer o descarte dos resíduos de maneira aleatória, é necessário seguir normas previstas em legislação ambiental.

Aliás, o descarte irregular desses materiais em áreas inadequadas pode gerar multas e sanções para o gerador dos resíduos.

Para evitar problemas com os órgão ambientais e contribuir com a preservação do meio ambiente, vem com a gente aprender como faz para tirar entulho!

Qual a importância da remoção de entulhos?

A remoção correta desses materiais é extremamente importante, primeiramente, para evitar que esses materiais sejam despejados em áreas inadequadas, como praças, áreas verdes e até calçadas, destinando para os locais certos.

Mas além disso, a remoção de entulho é importante para que esse material possa ser enviado para cooperativas e empresas que fazem a reciclagem desses resíduos, diminuindo o consumo de recursos naturais e contribuindo para a preservação ambiental.

Qual a diferença da retirada de entulho residencial e da comercial?

Não há diferença na retirada de entulho residencial e comercial. Isso porque, em ambos os locais, os geradores desses resíduos precisam fazer a remoção de maneira adequada e como prevê a legislação.

Para retirar esses entulhos, é preciso ter uma caçamba que comporta o volume de resíduos produzidos, além de fazer a separação de acordo com a sua classificação.

Quais são as normas para a retirada de entulho?

Além de entender o que é remoção de entulho, é importante que você atenda às normas previstas nas legislações ambientais para fazer todo o processo de maneira adequada.

Para te ajudar nessa tarefa, nos tópicos abaixo vamos te explicar o que diz a lei na hora de retirar os materiais tanto em empresas quanto residências.

Como o entulho deve ser armazenado e transportado

A legislação, como a norma ABNT NBR 14.728/2005, prevê que todo o entulho deve ser armazenado em caçambas, que são os equipamentos ideais para impedir que os materiais fiquem expostos, evitando impactos ao meio ambiente.

Esses equipamentos podem armazenar os mais diversos materiais, como resíduos de construção civil, madeiras, concreto, tijolos, pedras, canos, cerâmicas, argamassa, metal, gesso, areia, entre outros.

Se você quer entender como tirar entulho do quintal ou de qualquer outro local de forma adequada, outro cuidado está relacionado com o volume e as dimensões desses equipamentos, que precisam ser adequados ao volume produzido.

O mesmo vale para o transporte, já que você deve garantir que o material não fique exposto e também não suje as vias públicas. Por isso, a melhor opção para o armazenamento e transporte são sempre as caçambas.

Como fazer a separação dos entulhos recicláveis

Como fazer a separação dos entulhos recicláveis

Outro cuidado importante é com a separação dos entulhos recicláveis, que deve respeitar a classificação dos resíduos.

Isso porque, cada tipo de resíduo tem uma categorização, como prevê o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), através da lei Nº 307/2002.

Para fazer a remoção de entulhos de forma correta, você precisa separá-los em resíduos de Classe A, que são os recicláveis, como tijolos, telhas, blocos, telhas, revestimento, concreto e argamassa.

Já os materiais de classe B, que também são recicláveis, são resíduos como papel, plástico, vidros, madeiras, gesso e embalagens de tintas, etc.

Os resíduos de Classe C são aqueles não recicláveis e que não são economicamente viáveis para recuperação ou reciclagem. Nesse caso, eles devem ser destinados à incineração ou aterros adequados.

Para aprender como faz para tirar entulho, você precisa redobrar a atenção nos resíduos de Classe D, que são considerados perigosos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Normalmente, eles são oriundos de instalações industriais e clínicas radiológicas, que também devem ser levados para aterros preparados para recebê-los.

Lembrando que, pela legislação, esses materiais também devem ser armazenados e transportados em equipamentos apropriados, como caçambas estacionárias.

Fiscalização

O descarte irregular de entulho é considerado crime ambiental e, consequentemente, passível de multas.

A fiscalização pode ser feita pelas prefeituras locais e também pelos órgãos ambientais estaduais, que podem ter nomenclaturas diferentes em cada estado.

Valores da remoção de entulho

Uma dúvida muito comum é sobre quanto custa a retirada de entulho. Saiba que esses valores podem variar dependendo da região e de cada empresa.

Porém, normalmente, muitas empresas cobram por saco de entulho, que custa aproximadamente R$10,00. Se for preciso ensacar, muitos lugares cobram um valor adicional de cerca de R$ 3,00.

Dicas para economizar na remoção de entulhos

Uma das principais dicas é contratar uma empresa que tenha abertura para negociar os valores e formas de pagamento, pois, assim, você garante preços mais vantajosos.

Se possível, acumule uma quantidade de materiais razoável ao invés de fazer a remoção do entulho em pequenos volumes, pois pode encarecer a contratação dos serviços.

Ao acumular bastante resíduos, uma dica para economizar é ter um caminhão e uma caçamba com grande dimensões que possa fazer o transporte do equipamento para o local de descarte.

Se você usar uma caçamba pequena demais para a quantidade, precisará de outro equipamento, que vai deixar os custos ainda mais altos.

Alternativas de descarte sustentável

A coleta seletiva é um dos métodos mais recomendados para um descarte sustentável dos resíduos sólidos. A partir dessa metodologia, você pode fazer a separação de acordo com as características dos materiais, segregando papel, vidro, plástico, orgânico.

Depois disso, é possível enviar para empresas ou cooperativas que vendem esses materiais para serem reaproveitados para a composição de novos produtos.

Outra alternativa é o coprocessamento para produtos do setor industrial. Nesse caso, é feita a queima de resíduos para a fabricação de produtos que necessitam de altas temperaturas em sua produção.

caçamba para remoção de entulhos Cal Leve

Conclusão

A remoção de entulho é tão importante quanto qualquer outro processo de recolhimento, transporte e descarte desses materiais.

Por conta disso, é preciso ter total atenção e executar esse processo de acordo com a legislação.

Lembre-se que para armazenar e transportar esses materiais, você precisa utilizar equipamentos adequados como caçambas que, por sua vez, precisam ser fabricadas seguindo as normas técnicas.

Sempre que precisa adquirir equipamentos para a remoção de resíduos sólidos, fale com a Cal Leve, fabricante de implementos rodoviários líder no mercado nacional.

Nossa empresa oferece os mais variados equipamentos para armazenamento e transporte de diferentes tipos de resíduos. Acesse o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!