qual a importância da coleta seletiva para a sociedade?

Importância da coleta seletiva e principais desafios no Brasil

Você sabe qual a real importância da coleta seletiva para a sociedade? Entende quais são os principais desafios no Brasil para a implantação dessa metodologia de trabalho nas mais diversas esferas?

Saiba que esse trabalho de segmentação do lixo é extremamente relevante, principalmente, para o desenvolvimento sustentável da sociedade, já que o consumo de lixo produzido ao nível mundial tem crescido de maneira significativa.

Segundo dados do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o lixo produzido pelo mundo deve ter um salto de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025.

Sendo assim, a adoção de mecanismos para gestão desses resíduos é extremamente necessário para controlarmos a disseminação de doenças e evitar prejuízos ao meio ambiente.

Precisando de equipamentos para coleta seletiva? Fale com a Cal Leve!

O que é e para que serve a coleta seletiva

Qual é a finalidade de se fazer a coleta seletiva do lixo?

Você entende exatamente o que é coleta seletiva? Saiba que ela é um mecanismo  de classificação e recolhimento de resíduos de acordo com suas características e origem, onde são depositados em container indicados por cores.

Nesse sentido, esses materiais podem ser tanto resíduos orgânicos quanto recicláveis como papel, vidro, plástico, madeira, entre outros.

Entenda a importância da coleta seletiva

Qual é a importância da coleta seletiva para a reciclagem?

A coleta seletiva é uma iniciativa que garante benefícios para a sociedade nos mais diversos aspectos, como para a economia e também para o meio ambiente.

Vem entender o que essa metodologia de separação de resíduos pode fazer para diferentes áreas da sociedade. Confira!

Economia

Para a economia brasileira, a coleta seletiva de lixo atua, principalmente, na geração de renda e emprego, já que milhares de trabalhadores trabalham na coleta de materiais recicláveis.

Para você ter uma ideia, em 2010, 400 mil pessoas já trabalham no recolhimento desse material como atividade remunerada principal, segundo dados do Ipea.

Somado a isso, a ausência dessa atividade em muitos lugares do Brasil faz com que a economia brasileira perca cerca de R$120 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reciclados.

Meio ambiente

Já para o meio ambiente, a importância da coleta seletiva é ainda maior. Isso porque, esse trabalho de separação e destinação correta de acordo com a classificação do lixo evita a disseminação de doenças e contribui para que os resíduos sejam destinados para os locais corretos.

Ou seja, a coleta seletiva e reciclagem auxilia na diminuição das poluições tóxicas, que contaminam rios e solos e que podem gerar doenças nos indivíduos.

Os 6 principais benefícios da coleta seletiva

Os 6 principais benefícios da coleta seletiva

Agora que você entende a importância dessa iniciativa, separamos aqui quais os benefícios da coleta seletiva para toda a sociedade nos mais diferentes aspectos. Confira!

  • Permite a reciclagem dos materiais: a coletiva permite que ocorra uma separação prévia dos materiais, classificando aqueles que podem ser reciclados e reaproveitados em diferentes atividades;
  • Conserva os recursos naturais: sabemos que os recursos da natureza podem acabar e, ao fazer a coleta, permitimos que os materiais voltem ao seu ciclo produtivo, diminuindo o uso de novos recursos recicláveis;
  • Gera mais empregos e mais renda: milhares de trabalhadores brasileiros têm como fonte de renda a coleta de lixo seletiva;
  • Contribui com a limpeza das cidades: com o uso das lixeiras, é possível manter as vias, canteiros e praças mais limpas, evitando problemas como enchentes;
  • Diminui a poluição do meio ambiente: esse trabalho de separação e destinação adequada dos resíduos diminui a poluição de água, ar e solo;
  • Estimula a consciência ambiental: ao passo que essa iniciativa é incorporada na sociedade, as pessoas passam a ter uma maior consciência dos benefícios da coleta seletiva.

Desafios da coleta seletiva no Brasil

Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos implementada pelo Governo Federal represente um avanço significativo para a destinação correta desses materiais e também o incentivo à reciclagem, ainda há muito o que fazer nesse setor.

Entre os principais desafios, sem dúvida, é a falta de conhecimento por parte da população que, por sua vez, não é incentivada de maneira correta pelo poder público.

Outro aspecto dos desafios enfrentados pelo Brasil para a coleta do lixo seletivo é a ausência de estrutura física de separação, coleta, triagem e destinação adequada dos resíduos, principalmente, quando o assunto é o incentivo à criação de cooperativas.

Atualmente, há inúmeras cooperativas no Brasil, mas elas não contam com apoio adequado do poder público em diferentes esferas, como municipal, estadual e federal.

O Brasil somente terá sucesso quando os governos, iniciativa privada e indivíduos se unirem para a realização desse trabalho.

Como fazer a coleta seletiva de forma correta?

Após entender qual a importância da coleta seletiva dos resíduos sólidos, é fundamental que você saiba como fazer a separação desses materiais de maneira correta.

O primeiro passo é realizar a segmentação dos lixos nos lares, na iniciativa privada e também nos órgãos públicos.

Nesses locais, o ideal é separar os materiais de acordo com a classificação e, se possível, utilizar os container classificados por cores dos lixos recicláveis.

Na hora de fazer o transporte desses resíduos para os locais de destinação, a forma mais correta é usar equipamentos adequados, como as caçambas roll, que permitem um grande benefício em processos logísticos e também no armazenamento dos materiais.

Nesse sentido, a Cal Leve conta com uma linha completa com diversas configurações de caçambas roll on, que permitem inúmeras possibilidades com um mesmo caminhão.

As caçambas roll on Cal Leve são fabricadas de acordo com as normas nacionais e europeias, atendendo aos mais diversos mercados de Reciclagem, Coleta Seletiva, Lixo Construção Civil, Florestal, Agrícola e muito mais.

A Cal Leve conta com as melhores soluções em implementos rodoviários. Entre em contato e conheça!

Conclusão

A importância da coleta seletiva ficou mais clara para você? Essa iniciativa garante benefícios não somente para o meio ambiente, mas também para a economia brasileira.

Mesmo sendo um trabalho que ainda tem muitos desafios no Brasil, cabe ao poder público, empresas privadas e também ao cidadão comum contribuir com esse trabalho, pois, somente dessa forma, alcançaremos uma coleta adequada.

Procurando caçambas para armazenamento e transporte de resíduos sólidos para a sua empresa? Então, conheça os produtos da Cal Leve, líder no mercado nacional, sendo referência em qualidade e durabilidade.

Acesse o nosso site agora mesmo e descubra as melhores soluções para a realização de coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!