O que é o lixo agrícola e como ocorre sua produção?

Lixo agrícola: o que é, riscos e como fazer o descarte correto

Assim como outros resíduos sólidos, o lixo agrícola também merece atenção especial no que se refere ao armazenamento e descarte do material por parte dos produtores rurais.

Isso porque, em razão da utilização de agrotóxicos nas plantações, esses resíduos tornam-se ainda mais prejudiciais ao meio ambiente e também à saúde das pessoas.

E você sabe o que é resíduo agrícola? Entende os riscos que ele pode acarretar e como fazer o descarte correto?

Vem com a gente entender mais sobre o assunto e aprender como fazer a destinação adequada desses materiais. Confira!

O que é resíduo agrícola?

Qual é a origem do resíduo agrícola e quais riscos apresenta?

O lixo agrícola é basicamente restos de resíduos provenientes de atividades agrícolas e pecuárias, que incluem desde sobras de alimentos até embalagem de fertilizantes usados nas plantações.

Conheça as soluções da Cal Leve para o armazenamento e descarte de lixo agrícola

Como o lixo agrícola é produzido?

Esse tipo de resíduo é produzido por meio da utilização de fertilizantes e agrotóxicos, que incluem também adubo, sacos de fertilizantes, estrume e ração para animais.

Há ainda outros materiais que fazem parte da produção desses materiais agrícolas, como pneus, restos de alimentos, peças de ferro velho, entre outros.

Lixo agrícola no Brasil: panorama sobre a produção e descarte

No Brasil, os resíduos agrícolas também são motivos de preocupação por parte das autoridades governamentais, já que o Brasil é um grande produtor agrícola.

Para você ter uma ideia, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção agrícola do país atingiu 246,7 milhões de toneladas em 2020, superando o recorde de 2019.

Por conta dessa alta produção, o Brasil possui o programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, chamado Sistema Campo Limpo.

O objetivo desse programa é promover o conceito de responsabilidade compartilhada entre agricultores, poder público, indústria fabricante e canais de distribuição, fazendo o recolhimento e reciclagem de embalagens vazias de pesticidas agrícolas.

Entenda os riscos que o lixo agrícola pode oferecer ao solo e a saúde

Os resíduos agrícolas geram inúmeros malefícios ao meio ambiente, como poluição da água, do solo e também dos lençóis freáticos.

Para você entender, o descarte incorreto desses materiais é perigoso, uma vez que parte desses resíduos são sobras provenientes de pesticidas, que são considerados tóxicos, necessitando de tratamento especial.

Inclusive, o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxico no mundo,  movimentando 19% do mercado mundial.

Há ainda a preocupação com o volume de esterco gerado nas fazendas pecuárias, já que muitos dos produtores o queimam ou descartam em lixo comum, o que aumenta a probabilidade de contaminação.

Afinal, o lixo agrícola pode ser reciclado?

Como é feita a reciclagem do lixo agrícola?

A resposta é sim. Para quem se pergunta qual a solução para o lixo agrícola, saiba que boa parte desses resíduos podem ser reciclados, principalmente aqueles que são considerados materiais orgânicos produzidos pelas propriedades rurais.

Muitos desses resíduos podem ser transformados em fertilizantes, energia e também usados para a confecção de artigos de artesanato. Outra forma de reciclagem é utilizar a compostagem para transformar resíduos em adubo.

Destino do lixo agrícola: como fazer o descarte de forma correta

O destino do lixo agrícola de maneira correta pode diminuir os impactos causados no meio ambiente e evitar danos à saúde da população.

Por isso, é importante fazer o descarte adequado desses materiais. Confira algumas dicas!

Resíduos vegetais

Uma das formas adequadas para o descarte dos resíduos vegetais é fazer a compostagem, que se trata de um processo natural onde os resíduos agrícolas passam por uma transformação biológica e tornam-se fertilizantes orgânicos ou húmus.

Neste processo biológico ocorre a decomposição da matéria orgânica existente em restos de origem vegetal ou animal, resultando em um composto orgânico, que pode ser usado no solo para melhorar suas condições naturais, sem causar nenhum tipo de risco.

Embalagens de defensivos agrícolas

Para as pessoas que se perguntam de que forma podemos fazer o descarte correto do lixo agrícola no que se refere às embalagens agrícolas, saiba que a legislação prevê que elas sejam lavadas para  evitar a contaminação e permitir a reciclagem do produto.

Lembrando que todo esse processo deve ser feito respeitando a NBR 13.968 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa regulamentação prevê dois tipos de lavagem, sendo a tríplice e a sob pressão.

Após usar qualquer uma das modalidades de lavagem, o agricultor deve armazenar a embalagem, a tampa e o rótulo em um lugar coberto, fechado e que tenha boa ventilação até que reúna o volume suficiente para levar a uma unidade de recebimento.

Carcaças

Entre as boas práticas de como pode ser reciclado o lixo agrícola no que tange às carcaças, o produtor pecuário deve fazer o descarte em uma cova com, pelo menos, um metro de profundidade e cobrir os resíduos com terra.

Vale lembrar que a carcaça deve ser descartada em um local plano e longe de lagos ou rios, sendo recomendado, inclusive, a queima total dos resíduos, na própria cova.

Para todos esses processos de descarte, um dos equipamentos mais recomendados para o armazenamento e destinação final são as caçambas roll, que permitem um grande benefício em processos logísticos e também no armazenamento dos materiais.

A Cal Leve possui uma linha completa com diversas configurações de caçambas roll on, que oferecem inúmeras possibilidades com um mesmo caminhão.

Na hora de comprar soluções para o armazenamento de lixo agrícola, fale com a Cal Leve!

Conclusão

O lixo agrícola quando não descartado de maneira correta pode ser muito prejudicial para a saúde humana e também para o meio ambiente.

Por isso, é preciso ficar atento às formas adequadas para a destinação final desse material, evitando a poluição da água, do solo e também dos lençóis freáticos.

Outros materiais, como resíduos vegetais, por exemplo, podem ser reutilizados, o que evita o descarte irregular no solo e diminui a poluição do meio ambiente.

Na hora de fazer o armazenamento e transporte de resíduos agrícolas, conheça os produtos da Cal Leve, líder no mercado nacional, sendo referência em qualidade e durabilidade.

Acesse o nosso site agora mesmo e descubra as melhores soluções para a realização de coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!