Como reaproveitar os resíduos da construção civil?

Guia prático de como reaproveitar resíduos da construção civil!

Saber como reaproveitar resíduos da construção civil é fundamental para contribuir com a sustentabilidade, afinal, fazendo a destinação adequada  dos materiais, você evita que eles sejam descartados em lugares inapropriados, que prejudicam o meio ambiente. 

Mas saiba que esse processo de reaproveitamento deve seguir alguns cuidados e critérios para atender às leis ambientais

Pensando nisso, montamos esse guia prático com os procedimentos mais adequados para reaproveitar esses materiais.

Leia também: Entulho de obra: saiba como fazer o descarte e a remoção

Primeiro, o que significa reaproveitar resíduos?

O que significa reaproveitar resíduos?

Reaproveitamento ou reutilização de resíduos é, basicamente, os processos para reinserir materiais, que seriam descartados de maneira inadequada em terrenos baldios, aterros, áreas de preservação ambiental ou até vias públicas para um novo ciclo de consumo. 

Neste processo, esses materiais voltam ao mercado, servindo com base para a confecção de um novo produto, que podem ser os mais variados. 

Os melhores implementos rodoviários para transporte e armazenamento de resíduos, você encontra na Cal Leve!

Por que reaproveitar resíduos da construção civil?

vantagens e benefícios do reaproveitamos de resíduos

Antes de nos aprofundarmos sobre como reaproveitar os resíduos da construção civil, é importante que você entenda as vantagens de adotar esses processos na sua empresa ou canteiro de obra. 

A primeira delas é evitar que esses materiais que possuem substratos sejam descartados em lugares inadequados, causando enormes danos ao meio ambiente, como assoreamento, entupimento de bueiros e valas, além de prejudicar a saúde humana.   

Outra vantagem é o reaproveitamento interno, já que os resíduos de área civil podem ser transformados em produtos bem semelhantes aos originais. 

Com o auxílio de equipamentos adequados e processos específicos, a mesma empresa pode reutilizar recursos que seriam descartados, sem a necessidade de comprar novos materiais, gerando uma economia financeira

As empresas que sabem reaproveitar resíduos da construção civil conseguem uma  certificação de sustentabilidade, fornecido às companhias que adotam os melhores procedimentos “verdes”.

Por último, a redução de custos também é um dos grandes benefícios, uma vez  que as empresas não gastam para manter um aterro e também diminuem as despesas com a compra de matéria-prima. 

Para você ter uma ideia, segundo um levantamento feito pela ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), o Brasil desperdiça R$ 8 bilhões ao ano por não reciclar seus resíduos de forma adequada.

Quais tipos de resíduos da construção civil são reaproveitáveis?

materiais de construção reutilizaveis

Se você quer aprender a reaproveitar resíduos gerados na construção civil, é importante entender quais são os materiais que podem passar por processos de reutilização. Confira os principais!

Gesso

As sobras de aplicação e aparas de gesso são materiais que podem ser reaproveitadas justamente nas indústrias para controle da pega do cimento na fase de moagem do clínquer.

Lembrando que esses materiais devem ser ensacados logo depois que forem gerados e acondicionados em caçambas para entulho, para não misturar com outros resíduos, como alvenaria e concreto.

Entenda o processo de reciclagem de gesso na construção civil!

Argamassas, Alvenaria, Cerâmicos, Concreto

Alvenaria, concreto, argamassas e cerâmicos são materiais de construção reutilizáveis, que podem ser usados em obras para aterros. 

Além disso, é possível usar aparas de blocos para vedações em alvenaria ou para estabilização de terrenos, contrapisos, entre outros. 

Metal

Os metais também estão presentes na construção civil e, normalmente, são pedaços de tubulações, arames, vergalhões de metal, entre outros. 

No caso desses resíduos construção civil, a destinação é feita para empresas que comercializam sucatas ou cooperativas

Plástico

Entender como reaproveitar resíduos na construção civil é importante nos mais diferentes aspectos. Neste processo, o plástico também entra nessa lista de materiais possíveis de reutilização em obras.

O plástico está presente em pedaços de tubulações, lonas, embalagens, telas, conduítes e muito mais. Lembrando que eles devem ser destinados para cooperativas ou empresas que vendem resíduos de plástico para a confecção de lotes para reciclagem.

Como é o processo? Principais soluções de reaproveitamento

processo de reaproveitamento de resíduos da construção

Para entender melhor o processo de reaproveitamento dos resíduos da construção, conheça algumas das principais soluções para reutilizar os materiais adequadamente. Confira!

Usinas Fixas e Móveis no processo de reaproveitamento

As usinas fixas e móveis são importantes no processo de reaproveitamento desses materiais. As versões fixas são construídas em uma área que pode variar de acordo com a capacidade do processamento. 

Inclusive, esses modelos fixos são opções mais econômicas, porém, têm algumas limitações quando o assunto é competitividade comercial. 

A reciclagem de materiais de construção também podem contar com as usinas móveis, que possuem um caminhão do tipo Roll On Roll Off, uma peneira rotativa móvel atracada como reboque do caminhão e britadeira móvel. 

Essas versões são instaladas em um único bloco com o tamanho, que pode variar entre um container de 20” e 40” com base em sua capacidade de processamento. As usinas móveis podem ser utilizadas em uma área fixa ou alugada para obras.

Processo de trituração

Esse processo utiliza o triturador de resíduos, que tem uma espécie de ímã, responsável pela separação dos materiais como aço, ferro, terra, pedras, cimento, entre outros

O triturador também tem a função de transformar pedaços grandes de concreto em pequenas pedras, fazendo também a separação dos resíduos em diversas granulometrias.

Como é o processo de destinação dos resíduos em uma obra?

Para você que quer saber como reaproveitar os resíduos da construção civil, saiba que o processo de destinação de resíduos em uma obra passa por um processo de trituração. 

Após a trituração, os materiais passam pela triagem e recebem uma classificação de acordo com as dimensões da fração como, por exemplo, brita, areia, pedrisco, bica corrida, entre outros que, depois, poderão ser vendidos como matéria-prima secundária. 

Para que esse processo possa ser feito de forma eficiente, o espaço para a reutilização deve ter áreas destinadas às mais diversas etapas, que incluem separação e acondicionamento dos diferentes materiais. 

A etapa de segregação deve ser feita nos locais de origem dos resíduos e transportados internamente para o acondicionamento posterior.

Conclusão

Agora que você sabe como reaproveitar resíduos da construção civil, chegou a hora de adotar esse processo na sua empresa ou canteiro de obra para evitar prejuízos ao meio ambiente, reduzir custos e conseguir certificações ambientais.

Mas não se esqueça de usar os equipamentos adequados, como as caçambas estacionárias. As melhores soluções você encontra na Cal Leve, empresa líder de mercado na fabricação dos mais diversos implementos rodoviários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!