armazenamento de resíduos: guia de como fazer

Saiba como fazer o armazenamento de resíduos do jeito certo!

Você sabe como fazer o armazenamento de resíduos da maneira correta? A verdade é que esses procedimentos devem seguir rígidas normas previstas na legislação brasileira, que trata sobre esse tema como a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos.).

Mas, além disso, saiba que há outras regras que disciplinam em todas as etapas, assim como na fase de armazenamento, sendo uma das mais importantes. Vem com a gente e entenda todos os detalhes para fazer o armazenamento adequado para o lixo!

Diferença entre acondicionamento e armazenamento de resíduos

Para você compreender tudo o que envolve esse processo, é importante diferenciar acondicionamento de armazenamento de resíduos sólidos.

O acondicionamento é a etapa de colocação dos resíduos nos recipientes adequados, garantindo estanqueidade e boas condições de higiene, para a sua posterior coleta e estocagem.

Já o processo de armazenamento acontece quando os resíduos sólidos são guardados nos recipientes, depois do processo de acondicionamento. Essa etapa é realizada em  abrigos tanto internos quanto externos para a realização da coleta.

5 dicas para armazenar resíduos corretamente

orientações para armazenar resíduos adequadamente

Para poder fazer o armazenamento de resíduos de forma correta, confira essas 5 dicas para executar os procedimentos atendendo às legislação vigente. Confira!

Saiba qual é a classificação do resíduo

Saber a classificação do resíduo é primordial para fazer o armazenamento correto. Lembrando que essa categorização é determinada pela ABNT NBR 10004.

Se você não conhece a normativa sobre resíduos sólidos e não entende muito bem a classificação desses materiais, saiba que os resíduos perigosos são considerados classe I, e os não perigosos são categorizados como classe II.

Nessa classificação, os resíduos não perigosos de classe A são subdivididos em classe II A, sendo os resíduos não inertes e classe II B, considerados os inertes.

Escolha o método e equipamentos corretos

sistema de acondicionamento de resíduos

Para definir qual será o tipo de armazenamento, é preciso escolher o método correto para cada tipo de resíduos, pois cada um tem um manuseio diferentes.

Por exemplo: resíduos perigosos precisam ter uma armazenagem correta para que não ocorram vazamentos ou exposição de substâncias que possam causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana.

É preciso armazená-los em um local apropriado, com a identificação correta e visível sobre a sua classificação.

O mesmo acontece com o armazenamento de resíduos não perigosos, que devem ser colocados em local com sistema de isolamento, que impeça o acesso de pessoas não autorizadas e sinalização de segurança.

Os equipamentos que guardam esses materiais precisam ser adequados. É preciso usar recursos, como compactadores de lixo,  e caçamba para coletor, sendo os mais indicados para o procedimento.

 

Os equipamentos que guardam esses materiais precisam ser adequados. É preciso usar recursos, como compactadores de lixo, caçambas roll on para entulho e caçamba para coletor de lixo, sendo os mais indicados para o procedimento.

Entenda das normas e legislações

Não tem como você fazer o armazenamento correto se você não entender quais são as normas e legislações vigentes, que tratam sobre o tema.

Tanto o armazenamento de resíduos classe 1 quanto os demais precisam estar em concordância com as seguintes normas:

  • NBR 11.174: trata sobre os procedimentos para o armazenamento de resíduos classes II A (não inertes) e IIB (inertes);
  • NBR 12.235: estabelece processos para o armazenamento de resíduos sólidos perigosos.

Ambas as normas têm como objetivo a proteção da saúde humana e do meio ambiente, sendo aplicadas pelos geradores de resíduos e terceiros contratados para o acondicionamento e armazenamento de resíduos sólidos.

MTR

Outro cuidado para armazenar os resíduos é ficar atento quanto ao documento da movimentação e destinação final dos resíduos, chamado de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos).

Lembrando que ele deve acompanhar toda a fase de armazenamento, transporte até a destinação final em um local adequado. O documento é gerado por meio do SINIR (O Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos).

Acondicionamento correto

Para fazer o armazenamento adequado para o lixo, é preciso utilizar equipamentos que promovam acondicionamento correto.

Dessa forma esses dispositivos podem facilitar o deslocamento, evitando o derramamento de líquidos ou que ocorra a exposição de resíduos na hora de fazer o transporte.

Qual é a importância da armazenagem correta de resíduos?

Por que fazer o armazenamento correto dos resíduos?

Você sabia que o Brasil é um dos grandes geradores de resíduos do planeta e o  campeão na América Latina? Essa produção representa 40% do total gerado pelo continente, com 541 mil toneladas por dia, de acordo com dados da ONU Meio Ambiente.

Com uma produção tão acentuada de resíduos, é preciso que as empresas e entidades façam o armazenamento adequado do lixo, principalmente, para evitar risco de contaminação, danos à saúde humana e prejuízo ao meio ambiente.

Além disso, esse processo é importante, pois o armazenamento correto agiliza os trabalhos de coleta, uma vez que os profissionais não terão problema para fazer o recolhimento de materiais e também o transporte até os locais adequados.

O armazenamento de resíduos reduz os custos com o transporte, já que, dessa forma, é possível controlar a quantidade de resíduos gerada, estabelecendo as quantidades de coleta e, consequentemente, o tamanho do veículo mais adequado.

Por último, o armazenamento de materiais de acordo com a classificação correta dos resíduos é importante porque é capaz de reduzir também o desperdício de resíduos, já que permite um aproveitamento mais eficiente.

Conclusão

Executar o armazenamento de resíduos do jeito certo não traz benefícios apenas para a sua empresa no que diz respeito a redução de custos e um maior aproveitamento dos materiais, mas também evita danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Lembre-se que não fazer o armazenamento adequado pode acarretar multas e sanções, já que esse trabalho deve seguir as normas e legislações do setor.

Não se esqueça que um armazenamento adequado precisa ter equipamentos e métodos adequados, além de serem guardados com base na classificação de cada tipo de resíduo.

Para encontrar os equipamentos para o armazenamento de materiais, conheça a  Cal Leve, uma empresa consolidada no mercado que oferece soluções de implementos rodoviários, como compactadores, caçambas roll on e caçamba para coleta e muitos outros.

Acesse o nosso site e encontre as melhores soluções de implementos rodoviários do Brasil.

Conheça os equipamentos Cal Leve para armazenamento de resíduos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!