Qual é a caçamba de entulho ideal?

Caçamba para entulho: o que você precisa saber para comprar

Na hora de escolher a caçamba para entulho para uma obra ou reforma, é normal surgirem muitas dúvidas; afinal, o mercado oferece diferentes modelos que atendem às mais variadas necessidades.

Para te ajudar a encontrar o tipo mais adequado de container, elaboramos esse artigo com tudo que você precisa saber para escolher o modelo mais adequado. Vem com a gente!

Por que usar uma caçamba para entulho na obra?

A locação de caçamba para entulho é importante por uma série de motivos, mas principalmente, devido à necessidade de fazer o armazenamento e descarte correto desses materiais, evitando que eles sejam descartados no meio ambiente.

Para você ter uma ideia do volume de produção de entulho no Brasil, as obras realizadas em todos os cantos do país produzem cerca de  84 milhões de m³ de entulho todos os anos.

Esse dado faz parte de um estudo feito pela Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil).

Para evitar que essas enormes quantidades de entulhos causem dano ao meio ambiente, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Essa regulamentação determina que todo indivíduo, como pessoas físicas, jurídicas, poder público e empresas privadas são responsáveis pela gestão e destinação correta de resíduos sólidos, sob pena de multa e sanções.

Somado a isso, a utilização desses equipamentos para o armazenamento de entulho também está previsto na norma ABNT NBR 14.728/2005, instituída pelo Comitê Brasileiro de Implementos Rodoviários.

Além de atender as exigências legais, os containers de entulho também mantêm as obras muito mais organizadas, evitando que os materiais fiquem espalhados pelo local e vão para rede de água e esgoto, além de córregos e rios.

Precisando de caçamba de entulho? Fale com a Cal Leve!

Quais tipos de entulho podem ser descartados na caçamba

Entulho que podem ser descartados na caçamba

A legislação prevê o descarte dos mais diversos tipos de resíduos sólidos nesses equipamentos de entulho.

Para você ter uma ideia de quais são eles, fizemos aqui uma lista com os principais materiais. Confira!

  • Metais;
  • Canos;
  • Tijolos;
  • Concreto;
  • Cimento;
  • Gesso;
  • Areia;
  • Pedra;
  • Cerâmica;
  • Madeira;
  • Plástico;
  • Argamassa, entre outros.

Os diferentes tipos e tamanhos de caçamba para entulho

O mercado oferece os mais diferentes tipos e tamanhos de caçamba para entulho. Por conta dessa variedade, nem sempre é fácil escolher aquele modelo que atende de maneira adequada às necessidades dos usuários.

Por isso, selecionamos aqui os modelos mais comuns para os mais diferentes interesses. Confira!

Caçamba Roll-on

A caçamba roll-on tem uma grande capacidade de armazenamento, que pode ser de 16m³ e 30m³. Esse modelo facilita o transporte dos materiais de maior volume, que podem ser divididos em fardos, desde entulhos mais pesados até aqueles materiais mais leves.

Caçamba estacionária

Já a caçamba estacionária para entulho é aquele modelo de container idealizado para ficar estacionado no local, como o próprio nome sugere. Essa caçamba tem capacidade de  3m³ até 30m³ e pode ter diferentes formatos, como quadrado ou retangular.

Caçamba com tampa

A caçamba estacionária com tampa é um modelo indicado para o armazenamento de resíduos orgânicos produzidos pelas cozinhas e refeitórios de canteiros de obras.

Esse modelo com tampa evita que os restos de alimentos fiquem dispostos a céu aberto, já que esse tipo de resíduo deteriora com mais facilidade.

Caçamba compactadora

Na hora de fazer o aluguel de caçamba, esse modelo compactador é indicado para as obras que precisam executar o tratamento do resíduo no local, já que ela faz esse trabalho a partir de um sistema mecânico, além de suportar grandes volumes sólidos.

Qual o melhor tipo de caçamba para entulho

Qual é o melhor modelo de caçamba para entulho?

A verdade é que o melhor tipo será sempre aquele modelo que atende às suas necessidades em termos de volume e também do tipo de resíduo produzido na obra. Em obras que produzem diferentes tipos de resíduos, a roll on é uma boa opção. 

Já para equipamentos que precisam ficar no local, o mais recomendado é fazer a locação de caçamba para entulho do modelo estacionário. Precisa compactar o material no local? O tipo de container compactador é a escolha certa.

Caçamba para entulho: comprar ou alugar?

Na hora de decidir sobre comprar ou alugar uma caçamba, lembre-se que tudo dependerá das suas necessidades.

Se a sua obra será por um período curto, talvez, o aluguel de caçamba seja uma boa opção, mas se precisar de um equipamento por mais tempo, considere a compra do container.

Quanto custa uma caçamba para entulho?

Pensando em comprar uma caçamba para entulho? O preço pode variar de acordo com o modelo e com o fabricante. Por isso, não tem como determinar o valor exato, mas é possível que você encontre modelos que podem variar entre R$3.500 até R$5.500.

Por que comprar caçamba para entulho com a Cal Leve?

fábrica de caçambas de entulho Cal Leve

Líder no mercado nacional há 10 anos, a Cal Leve fabrica caçambas que são referência em qualidade e durabilidade.

Um dos modelos mais usados no mercado são as caçambas estacionárias, que permitem que o usuário possa fazer a coleta e transporte de diferentes tipos de resíduos.

As caçambas para entulho Cal Leve foram desenvolvidas para atender a coleta pesada, sendo fabricadas totalmente em aço estrutural e soldadas por processo MIG/MAG

Esse modelo oferece caçambas com diferentes dimensões, como 3 m³; 4 m³; 5 m³, além de terem capacidade de até 10 toneladas.

As melhores soluções de implementos rodoviários você encontra na Cal Leve. Entre em contato conosco!

Conclusão

Com todas as nossas dicas, ficou mais fácil escolher a caçamba para entulho ideal para o seu tipo de obra, não é mesmo?

Antes de comprar, verifique o equipamento que mais atende às suas necessidades e o volume de material armazenado. Você pode optar por caçamba estacionária, roll-on, caçamba com tampa e compactadora.

Na hora de escolher as caçambas para armazenamento e transporte de resíduos sólidos para a sua empresa ou obra, conheça os produtos da Cal Leve, líder no mercado nacional, sendo referência em qualidade e durabilidade.

Acesse o nosso site agora mesmo e descubra as melhores soluções para sua obra ou empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!