Como fazer cronograma de obra

Cronograma de obra: como montar para execução correta

Saber como montar um cronograma de obra é fundamental para a execução correta dos trabalhos, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas nos prazos estabelecidos e respeitando os critérios técnicos.

Afinal, listar todas as atividades, estabelecer um planejamento de ações e o tempo estimado para cada etapa de construção é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Vem com a gente entender do que se trata esse tipo de cronograma, a importância de montar um bom planejamento de obra, quais itens principais e o que você deve considerar na execução das suas obras. Confira!

O que é um cronograma de obra?

O que é um cronograma de obra?

Embora pareça um procedimento muito comum, é sempre bom explicar o que é cronograma de obra e de que forma ele deve ser executado na sua totalidade e da maneira mais adequada possível.

Para você entender, cronogramas de obras são, basicamente, um documento que faz a organização de todas as etapas de um projeto de construção ou mesmo reforma.

Esse documento deve listar as diferentes categorias de serviços, para que prazos sejam atendidos e concluídos no tempo necessário.

Qual a função do cronograma de obra?

A função do cronograma de obras simples ou aqueles mais complexos é justamente garantir a realização total dos serviços nas mais diversas áreas de um empreendimento.

Neste planejamento deve constar todo o detalhamento dos serviços que serão realizados durante a execução de uma obra.

Dependendo do tipo de construção, ele pode ser elaborado de maneira mais geral com alguns detalhes importantes, como os procedimentos de fundações e estruturas, ou mais específica, que incluem outros dados como instalação de forros, telhados e esquadrias, etc.

Como elaborar e preencher um cronograma de obra?

Como preencher um cronograma de obra

Para quem quer descobrir como fazer cronograma de obra, é preciso entender de forma minuciosa que tipo de serviços devem ser executados e também listar as atividades separadas por categorias.

Faça a sequência das atividades e quais são aquelas que estão interligadas para, assim, relacionar os serviços e facilitar a realização de cada um deles.

Depois disso, você precisará estimar as durações de cada um dos trabalhos. Considere também os possíveis imprevistos que possam acontecer durante os serviços.

Além disso, na hora de estimar a duração das atividades, você precisa considerar o ambiente em que as obras serão executadas. Isso porque, em área externa, por exemplo, o clima pode influenciar nos trabalhos.

No seu cronograma de obra, é preciso definir também os recursos que serão destinados em cada um dos serviços. Com tudo isso, fica mais fácil montar o seu planejamento, já que você possui todas as informações do seu projeto.

Quais são as etapas de uma obra?

Entendendo o que você precisa para elaborar o seu planejamento, você deve saber quais são as etapas de uma obra para, dessa forma, executar as atividades de maneira adequada e dentro dos prazos estabelecidos. Confira!

Diferença entre o cronograma de casa e apartamento

Cada obra tem suas especificações técnicas, portanto, o cronograma de casa e apartamento são diferentes.

Em casas, por exemplo, o seu planejamento deve incluir serviços na parte de estrutura, que inclui fundação, pilares, vigas e lajes, além das etapas de alvenaria, cobertura, pintura e acabamento.

Enquanto o cronograma de obras apartamento, algumas etapas não serão necessárias, utilizando apenas os serviços internos, que também contam com serviços de pintura, acabamento, instalações elétricas, etc.

Cronograma para obras interiores

Já no cronograma de obra de interiores, você deve incluir toda a parte estrutural, que pode incluir demolições e construções de novos cômodos.

Depois disso, é preciso alinhar as instalações elétricas e hidráulicas, que devem ter serviços como a passagem de fiação para a iluminação e infraestrutura para ar condicionado.

A etapa da colocação de gesso também é muito importante e deve ocorrer antes dos acabamentos, para evitar possíveis danos aos materiais, como pisos e revestimentos, por exemplo.

Após essas etapas, será a vez da pintura da primeira demão em paredes e portas. Não esqueça de incluir o tempo de secagem no seu cronograma de obra. Por fim, será a etapa de acabamentos.

Lista e duração das atividades para execução de obra

Independentemente se as obras são em casas, apartamentos ou grandes empreendimentos, é preciso criar uma lista das atividades de cada etapa dos serviços, incluindo o tempo de duração de cada uma delas.

Isso é importante para você definir um cronograma final das obras. Leve em consideração também, dependendo do local dos serviços, imprevistos que podem acontecer, como chuvas.

Tarefas paralelas

Além de obter um modelo de cronograma de obra e listar todas as atividades, defina também atividades paralelas, que possam agilizar os serviços. Por exemplo: durante a etapa de pintura e acabamento, é preciso esperar um período para a secagem dos produtos.

Nesse momento da obra, é importante que você tenha outras tarefas para não desperdiçar tempo da sua equipe.

Datas e entregas para execução da obra

Após entender qual será o tipo de obra, listar todas as atividades e considerar imprevistos que podem ocorrer durante a obra, chegou a hora de definir datas e entregas para a execução da obra.

Para ficar mais fácil, o ideal é definir um planejamento de cada etapa, estabelecendo datas para a conclusão de cada uma delas.

Com isso, fica mais fácil definir uma data final de entrega. Lembre-se sempre de determinar uma data de conclusão acima dos dias previstos, para você ter um fôlego, caso algum imprevisto aconteça.

Modelo de cronograma

Modelo de cronograma para obra

Hoje em dia, é possível contar com dois modelos de cronograma de obra, que são os softwares especializados e as planilhas prontas oferecidas por empresas de consultoria.

Porém, há também aqueles planejamentos específicos feitos pelos próprios profissionais, de acordo com o seu estilo de trabalho e que atendem às suas necessidades.

A escolha entre os tipos de cronograma deve considerar alguns aspectos. Se você tem acesso a um computador ou notebook no canteiro de obra, a planilha do Excel é uma ótima alternativa.

Com esse recurso, é possível alterar os campos sempre que quiser, além de baixar um modelo pronto ou construir uma planilha do zero.

Mas se no canteiro de obras não há computadores e você precisa se deslocar de forma frequente, o cronograma de obras disponibilizado em software de gestão é o ideal.

Neste formato, você pode personalizar os campos, além de ser um sistema automatizado, que pode ser acessado pelo celular em qualquer dia, horário e lugar.

Orçamento: onde ele entra no meu cronograma?

orçamento de obras

Na hora de definir orçamento e cronograma de obras, essa etapa somente será executada depois de conhecer o estilo de obra, a equipe e os materiais usados nos serviços.

Para estabelecer o seu orçamento, determine a quantidade de dias, a quantidade de profissionais e quais os equipamentos serão usados para a execução das atividades.

Mas para te ajudar, confira como fazer um planejamento de orçamento para a sua obra!

Planejamento de orçamento

Para montar o seu orçamento de obras, você precisa fazer a orçamentação, cujo objetivo é determinar os gastos para a execução de uma obra, que engloba os custos para concepção da edificação até a finalização dos serviços.

Lembrando que o valor final das despesas e do lucro definirá a viabilidade para a realização de uma obra. Para a obtenção do orçamento e cronograma de obras, você precisará de um grande número de dados sobre os métodos construtivos, que serão usados.

Aliás, vale ressaltar que não é possível fazer um cálculo seguro se parte dos insumos ainda não estiver com suas especificações técnicas definidas e especificadas no projeto.

É preciso fazer o estudo das variáveis, que é basicamente um levantamento de todas as informações sobre a construção, desde os profissionais responsáveis pela execução do projeto, das obras, compra dos materiais, documentos e por aí vai.

Faça a organização das informações por meio de tabelas, memoriais descritivos e planilhas, como o Excel, por exemplo.

Lembre-se que, quanto  mais específica for a descrição das etapas, melhor será a precisão dos custos e menor a probabilidade de esquecer algum item que gere gastos.

Os custos de uma obra podem ser diretos e indiretos. Em um cronograma de obra de interiores ou mesmo de áreas externas e canteiros, há vários custos, que podem ser diretos e indiretos.

Os diretos são aqueles gastos que estão  associados aos serviços no canteiro de obras, como mão de obra, materiais diversos, entre outros.

Já as despesas indiretas são aquelas necessárias para que as atividades no campo sejam realizadas, mas não estão ligadas diretamente com a execução dos serviços, como gasto com funcionários nas áreas administrativas, materiais de escritório, taxas, seguros, etc.

Com tudo isso definido, o construtor consegue definir a lucratividade, considerando também outros aspectos como riscos, concorrência e o mercado imobiliário.

Calculando os resíduos de uma obra

Agora que você entende como elaborar um cronograma de obras, vamos saber como calcular os resíduos de uma obra? Vem com a gente!

O uso de caçambas

uso de caçambas em obras

Além de entender como elaborar um cronograma de obras, é muito importante ter atenção aos detalhes, afinal, eles são importantes para garantir a execução dos serviços e o sucesso do empreendimento nos mais diferentes aspectos.

Independentemente do tipo de obra, a utilização de caçamba no canteiro de obras é uma regra, já que você precisa de uma estrutura adequada para depositar os restos de resíduos da construção civil.

Neste caso, as caçambas estacionárias são as melhores opções, já que permitem a coleta, o armazenamento e transporte dos mais variados tipos de resíduos, atendendo aos critérios do plano nacional de resíduos sólidos.

A vantagem é que, hoje em dia, você encontra caçambas dos mais diversos tamanhos para atender diferentes volumes de materiais de uma obra.

Fiscalização da obra

Além de acompanhar o orçamento e cronograma de obras, não deixe de acompanhar in loco os trabalhos no canteiro para garantir que os resíduos não estão sendo depositados nos lugares inadequados, como ruas, canteiros, calçadas, etc.

Não esqueça que depositar materiais em locais inadequados gera multas e você também está prejudicando o meio ambiente e poluindo as cidades.

Cálculo de materiais

Outro ponto que merece a sua atenção refere-se aos cálculos dos restos de materiais das obras e também os insumos que serão usados durante os serviços.

Isso porque, você precisará entender o volume dos trabalhos para comprar ou mesmo alugar os equipamentos certos para armazenar e, depois, transportar os materiais até os lugares adequados.

Conferindo as etapas e atividades que foram feitas

Agora que você sabe como preencher um cronograma de obra, é importante que ao longo dos serviços, sejam eles em casa, apartamento ou até em empreendimentos maiores, como um prédio, por exemplo, conferir as etapas é extremamente importante.

Crie uma rotina de conferência de cada etapa e atividades que foram feitas ao longo de um período pré-estabelecido, que pode ser diário, semanal ou mensal.

Esse cuidado é importante para garantir que nenhum detalhe ficou para trás, assegurando que os serviços estão no prazo e a entrega da obra não será prejudicada.

Conclusão

Entender como montar e acompanhar um cronograma de obra é importantíssimo, independentemente do tipo ou do tamanho do empreendimento.

Esse planejamento garantirá que os serviços sejam executados da melhor forma, respeitando sempre os prazos que foram definidos e, claro, sem prejudicar o orçamento.

Com as nossas dicas, ficou mais fácil de montar o seu, não é mesmo? Mas lembre que, além das etapas citadas neste artigo, você precisa cuidar dos detalhes, como a geração de resíduos sólidos, que é um dos aspectos mais importantes em uma obra.

Na hora de comprar as melhores caçambas para a sua obra, conheça a Cal Leve, uma fábrica brasileira líder no mercado nacional de soluções de implementos rodoviários dos mais variados tipos.

Na Cal Leve, você encontra, além da caçamba estacionária, outros equipamentos, como caçamba e tanque roll on, caçamba para empilhadeira, para coletor, além de empilhadeira, plataforma roll on, compactadores, entre outros.

Conheça mais sobre as soluções oferecidas pela Cal Leve. Acesse o nosso site e encontre as melhores soluções de implementos rodoviários para as suas obras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!