Norma ABNT NBR 17505 para fabricação de tanques

ABNT NBR 17505: veja quais são as regras para fabricação de tanques

Você conhece a  regra ABNT NBR 17505 que rege a fabricação de tanques nos seus mais diferentes aspectos? 

Compreender o que diz a norma brasileira é importante para encontrar um fornecedor que garanta a segurança e qualidade que esse equipamento exige, otimizando seus processos e garantindo os melhores serviços. 

Para te ajudar a entender o tema, continue lendo esse artigo que preparamos para você com os objetivos da norma e as principais regras para a fabricação desses equipamentos. Confira!

O que é a norma ABNT NBR 17505?

O que a norma 17505 aborda sobre os tanques de armazenamento

A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.

Essa norma é composta de sete partes, que incluem disposições gerais, armazenamento em tanques, em vasos e em recipientes portáteis com capacidade superior a 3 mil litros e sistemas de tubulações.

Além disso, a norma 17505 também trata sobre o armazenamento em recipientes e em tanques portáteis, os requisitos para instalações e equipamentos elétricos e as regras para proteção contra incêndio para parques de armazenamento com tanques estacionários.

Conheça as melhores soluções em implementos rodoviários!

Qual o objetivo da norma?

O objetivo dessa norma é definir regras para operações que envolvem a utilização ou o manuseio de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo tanto as atividades principais como eventuais. 

Além disso, a norma também está relacionada com o controle de riscos de incêndios envolvendo armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis.

Lembrando que essas regras não se aplicam às edificações, estruturas, instalações ou equipamentos já existentes ou aprovados para a construção ou instalação antes da data da publicação da normativa.

Regras para fabricação de tanques: entenda o que a norma diz

nbr 17505 armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis

Como mencionamos acima, a ABNT NBR 17505 estabelece uma série de regras para que os fabricantes possam se guiar no desenvolvimento dos equipamentos, garantindo segurança e qualidade

Para você entender quais são essas regras previstas pela legislação brasileira, listamos elas logo abaixo

Tanques de armazenamento

A norma prevê que o armazenamento de líquidos de classe II e de classe III aquecidos em temperaturas iguais ou superiores aos seus pontos de fulgor deve seguir as regras de classe I.

Os tanques devem ser projetados para serem usados como tanques de superfície, não sendo permitido o uso como tanques subterrâneos.

Projeto e construção de tanques de armazenamento 

construção de tanques de armazenamento normas

Os tanques devem ser projetados com aço ou outros materiais não combustíveis, sendo que materiais usados na fabricação do equipamento e seus acessórios devem ser compatíveis com o produto a ser armazenado. 

Para o armazenamento de combustível, a legislação determina que os tanques fabricados em materiais combustíveis podem ser aplicados, mas com limitações, que incluem instalações subterrâneas e armazenamento de superfície de líquidos de classe IIIB em locais não expostos ao derramamento ou vazamento de líquidos.

A norma limita também o armazenamento de líquidos de classe IIIB em uma edificação protegida por um sistema de extinção de incêndio.

Ensaios de tanques

A NBR 17505 trata ainda sobre os ensaios de tanques, que preveem que todos eles, independentemente de terem sido montados em fábrica ou em campo, devem ser fabricados com base na Norma Brasileira.

Os fabricantes desses equipamentos devem fixar no tanque uma plaqueta de identificação adequada e aprovada. Antes da utilização dos tanques, é necessário analisar a possibilidade de existência de falhas para serem corrigidas da maneira adequada. 

Aliás, não é permitido a calafetação mecânica para a correção das falhas em tanques soldados, exceto microporosidade nos tetos. 

Vale lembrar que a ABNT NBR 17505 prevê ainda que os tanques devem ser operados a uma pressão inferior à pressão de projeto ou baseados na pressão desenvolvida sob ventilação total de emergência do tanque. 

Sinalização de alerta 

Sobre sinalização de alerta, o tanque de armazenamento de combustível ou de qualquer outro líquido deve ser protegido e sinalizado de maneira adequada para que seja identificado o conteúdo, os riscos do produto e informações para proteção das instalações.

Lembrando que a área de localização dos tanques deve estar segura de possíveis violações ou invasões. 

Somado a isso, os fabricantes devem manter registros precisos ou um programa de verificação de vazamentos em tanques de armazenamento, que incluem líquidos de classe I para que possa ser identificado possíveis vazamentos das tubulações ou tanques.

Todos os tanques de superfícies ou de qualquer outra modalidade que armazenem líquidos de classe I, classe II ou classe IIIA devem ter meios que impeçam acidentes de derramamento de líquidos e que coloquem em  risco instalações, propriedades adjacentes, ou cursos d’água.

Os melhores implementos rodoviários, você encontra na Cal Leve!

Conclusão

Com todas essas explicações deste artigo, certamente, ficou muito mais fácil entender do que se trata a ABNT NBR 17505, em quais casos as regras se aplicam e os principais objetivos dessa normativa.

Agora você já sabe quais são os critérios que precisa observar para escolher fornecedores que garantam equipamentos seguros e de qualidade, chegou a hora de encontrar o fabricante certo para a sua empresa

Conte com a Cal Leve para encontrar um solução perfeita para o transporte de líquidos com segurança e durabilidade. Nossos equipamentos de armazenamento de combustíveis ou qualquer outro líquido,  foram desenvolvidos pensados em mitigar o risco de vazamento de material líquido durante o transporte. 

Os tanques roll on da Cal Leve permite uma enorme variedade de opcionais, garantindo a entrega de um equipamento customizado para a sua necessidade, maximizando sua eficiência e reduzindo riscos com o transporte.

Precisando desse tipo de equipamento para a sua empresa? Então, acesse o nosso site agora mesmo e confira as melhores soluções para as necessidades do seu negócio. 

Aliás, além de encontrar os melhores equipamentos na Cal Leve, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois trazemos sempre informações relevantes sobre o setor, as principais novidades e tendências do mercado, além de dicas e normativas que regem a área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!