Como funciona um caminhão compactador de lixo?

Compactador de lixo: como funciona, capacidade e preço

O compactador de lixo é um equipamento essencial para otimização do processo de prensagem, possibilitando o aumento do peso dos resíduos sólidos transportados por viagem. 

Mas você sabe como ele funciona, qual a capacidade de armazenamento e como escolher o modelo ideal para a sua empresa? Vem com a gente, pois neste artigo vamos explicar todos os detalhes sobre caminhão compactador de lixo!

O que é compactador de lixo?

Caminhão compactador de lixo e ele aluga para outras pessoas

O compactador é um equipamento acoplado em um caminhão que faz o transporte e o processo de compactação dos lixos coletados nas residências e ruas, levando-os até os aterros sanitários para o descarte correto do material. 

O mercado oferece, hoje em dia, diferentes modelos, tamanhos e capacidade de transporte e armazenamento para atender às mais diversas necessidades das empresas. 

Esses equipamentos são necessários para manter o saneamento básico e as cidades limpas e livres de agentes contaminadores, já que o Brasil é um dos maiores produtores de lixo do planeta. 

Somente em 2018, foram geradas cerca de 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Precisando de um compactador de lixo? Encontre as melhores soluções na Cal Leve!

Como funciona um caminhão compactador de lixo?

Agora que você entendeu o que é o compactador de lixo e o porquê de serem tão importantes, saiba que o funcionamento do compactador é feito a partir de etapas distintas, que incluem os processos de transporte do lixo, descarregamento e eliminação dos resíduos.

Os compactadores são responsáveis por reduzir o volume dos lixo, que são coletados nas ruas da cidade, favorecendo o transporte e disposição final desses materiais, além de otimizar os processos de coleta de lixo. 

Geralmente, esses equipamentos de compactação são fabricados com chapas de aço reforçadas e tampas adequadas para garantir a vedação correta, evitando a formação de chorume, a propagação do mau cheiro e a atração de insetos.

Qual a capacidade de um caminhão de lixo?

A capacidade de um caminhão coletor de lixo pode variar dependendo do tamanho da caçamba. 

Hoje em dia, é possível encontrar modelos com capacidade de 7m³, 15m³ 17m³ e 20m³, que também são determinados de acordo com o modelo do compactador.  

capacidade de um caminhão de lixo

Como escolher um compactador de lixo

Na hora de escolher o melhor compactador de lixo para a sua empresa, você precisa ficar atento a uma série de fatores, que influenciam diretamente nos processos de coleta, transporte e destinação final dos resíduos. 

Se você quer garantir agilidade e otimização dos serviços, confira a seguir como escolher o modelo ideal para a sua empresa! 

Tipo

O modelo do caminhão compactador é um fator que você precisa considerar antes de comprar o equipamento. 

Isso porque, o mercado oferece diferentes modelos, como o compactador estacionário poliguindaste e o compactador estacionário roll-on, que possuem diferentes características. 

O poliguindaste, por exemplo, tem porta de alimentação de abertura lateral e porta de descarga tipo basculante, entre outros detalhes. 

Já o caminhão compactador de lixo roll-on possui porta de alimentação de abertura vertical e também os mais variados recursos. 

Por isso, antes de adquirir um equipamento de compactação, você deve definir aquele modelo que apresenta as funcionalidades necessárias para a sua empresa.

Capacidade

Assim como o modelo, a capacidade de transporte e armazenamento também é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o tipo de compactador de lixo.

Como já falamos anteriormente, hoje em dia, é possível escolher entre diferentes capacidades, que vão desde 7m³ até 20m³. Por isso, verifique sempre qual o volume médio de resíduos, que será transportado pela sua empresa. 

Fabricante

De nada adianta escolher o tipo e a capacidade, se você não considerar o fabricante. Isso porque, além de garantir produtos de qualidade, ele precisa fabricar os equipamentos de acordo com as normas vigentes, garantindo qualidade e segurança.

Na hora de comprar esses equipamentos, verifique se o fabricante de compactador de lixo residencial ou industrial atende às normas e garante equipamentos seguros e eficientes. 

Por que escolher a Cal Leve?

Cal Leve, empresa líder e referência de mercado

E por falar em escolher um fabricante de confiança, você precisa conhecer a Cal Leve, empresa referência no mercado nacional em qualidade e durabilidade. 

Os compactadores estacionários Cal Leve foram desenvolvidos para otimizar o processo de prensagem, aumentando o peso transportado por viagem de uma forma limpa e segura. 

Nossos equipamentos são desenvolvidos e fabricados de acordo com normas nacionais e internacionais, além de serem inspecionados segundo rigorosos processos de qualidade, garantindo alta durabilidade e confiabilidade do equipamento. 

O compactador de lixo da Cal Leve nos modelos poliguindaste e roll-on atendem às normas NR10 e NR12, possuem robustez na construção, além de serem fabricados em aço 1020 com espessura de 4,25 mm em toda a caixa.

Entre outras características, nossos compactadores possuem pintura em Poliuretano de série, vedação com borracha em todas as portas, sistema hidráulico de alta capacidade, dreno de líquidos e caixa para chorume, acionamento com um toque de série e muito mais. 

Quer comprar o melhor caçamba compactadora do mercado? Então, fale com a Cal Leve.

Quanto custa um compactador de lixo

Atualmente, você encontra equipamentos com os mais diversos valores, que se baseiam no seu modelo e capacidade. 

No entanto, em média, caminhões compactadores de lixo podem custar entre R$ 90 mil a R$ 200 mil. 

Conclusão

Agora que você já sabe como funciona e os fatores que precisam ser considerados antes de comprar um compactador de lixo, chegou o momento de escolher o modelo que atende às suas necessidades e, claro, esteja dentro do seu orçamento. 

Se você quer segurança, qualidade e durabilidade, entre em contato com a Cal Leve, líder no mercado nacional. 

Além de compactadores, fabricamos também vários modelos de caçamba, além de tanque e plataforma roll on e muito mais. Acesse o nosso site e conheça as melhores soluções de implementos rodoviários para a sua empresa. 

Na hora de escolher os melhores compactadores de lixo, escolha a Cal Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!