Qual o conceito de logística reversa?

O que e Logística Reversa? Conheça o processo e as vantagens!

Não basta entender o que é logística reversa, é preciso saber como aplicá-la na sua empresa, já que essa é uma das principais alternativas para reduzir os impactos dos meios de produção causados ao meio ambiente.

Inclusive, essa atividade torna-se também cada vez mais necessária em razão das implementações de legislações voltadas para a proteção ambiental.

Quer entender quais são seus objetivos, como aplicar essa metodologia e suas principais vantagens? Continue lendo este artigo!

O que são resíduos líquidos? Veja como classificar e transportá-los!

O que é logística reversa?

O que é logística reversa?

Vamos começar este artigo entendendo o que é logística reversa no Brasil para que seja possível a aplicação dessa metodologia de forma mais correta possível, respeitando suas regras e conceitos.

A logística reversa é um conjunto de procedimentos criados para coletar e dar encaminhamento adequado para produtos de pós-venda e pós-consumo do setor empresarial.

A proposta dessa metodologia é reaproveitar ou destinar corretamente os resíduos produzidos no setor industrial.

Inclusive, esse método ganhou ainda mais força com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto para todos os agentes, incluindo empresas privadas, públicas, organizações diversas e população geral.

Em muitos setores, inclusive, a política da logística reversa é uma obrigação prevista em legislação ambiental, como no caso de indústrias que fabricam e comercializam produtos, como agrotóxicos, baterias, pneus, pilhas, entre outros.

Aliás, o ciclo da logística reversa já acontece em centenas de empresas no Brasil. Para você ter uma ideia, ainda em 2012, 60% das grandes empresas já investiam nesse formato de reaproveitamento de materiais.

Esse dado faz parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain e divulgada no 18.º Fórum Internacional de Logística, realizada pelo que aconteceu no Rio de Janeiro, daquele ano.

Qual é a origem da logística reversa?

Além de dúvidas sobre o que é logística reversa e qual o seu objetivo, muitas pessoas desconhecem a sua origem.

Saiba que modelo de trabalho é usado no Brasil desde 1990, quando as empresas começaram a se preocupar com o uso dos recursos naturais e o retorno desses produtos por parte dos consumidores.

Naquela época, os primeiros produtos submetidos à logística reversa foram o lixo hospitalar, medicamentos, pilhas, agrotóxicos, baterias e embalagens de produtos químicos, mas ao longo dos anos, essa prática se expandiu para outros setores.

 objetivo da logística reversa

Qual é o principal objetivo da logística reversa?

Até neste ponto, certamente, já deu para entender qual o principal objetivo da logística reserva, mas é fundamental reforçar essas questões para que não haja dúvidas sobre a sua real importância, hoje em dia.

Além de reduzir os impactos causados pelos processos produtivos ao meio ambiente, a adoção dessa metodologia cumpre às exigências previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece uma série de normas relacionadas à geração de resíduos.

Além disso, esse procedimento tem como objetivo a reorganização dos processos industriais, no sentido também de reduzir custos, mas sem prejudicar as atividades industriais.

Isso porque, a partir dessa metodologia, as empresas passam a reduzir a necessidade de aquisição de insumos e recursos naturais em suas operações, podendo reaproveitar produtos que seriam descartados.

Vantagens da logística reversa

Benefícios da logística reversa

Entender qual a importância da logística reversa dará subsídios para você ter ainda mais certeza que essa metodologia é importante para a sua empresa, garantindo vantagens nos mais diversos aspectos.

Confira o porquê sua empresa precisa adotar esses procedimentos nas atividades rotineiras da sua indústria.

Vantagens econômicas

Uma das vantagens mais significativas está relacionada aos benefícios econômicos, já que, hoje em dia, o mercado possui uma série de alternativas para o tratamento e disposição dos resíduos urbanos, que seriam descartados.

Uma das soluções é a implantação de um programa de redução da geração do lixo, com metodologias como compostagem da industrialização e a reciclagem.

Ou seja, ao usar esse sistema, você passa a reduzir as perdas com insumos, matérias-primas e produtos que não seriam aproveitados, o que é muito vantajoso economicamente.

Por isso, além de entender o que é logística reversa e qual o seu objetivo, conhecer os benefícios dessa prática é imprescindível.

Os processos dessa prática trazem uma série de vantagens como, por exemplo, retornos com o reaproveitamento de produtos e a economia com embalagens retornáveis, que têm gerado ganhos aos empresários.

Somado a isso, a logística reversa tem sido usada como um recurso para alavancar a competitividade entre as empresas e consolidar a imagem corporativa também no que se refere à sustentabilidade.

Alinhamento com a sustentabilidade e leis ambientais

E por falar nela, os benefícios dessa política não são apenas econômicos, visto que o maior beneficiado, sem dúvida, é o meio ambiente que, nos últimos séculos, tem sofrido de maneira significativa com os meios de produção industrial.

Na esfera ambiental, o ciclo da logística reversa minimiza e também consegue eliminar o descarte dos resíduos em locais inapropriados e proibidos que, inclusive, causam fortes impactos no ambiente.

Além disso, o tratamento dos resíduos e o retorno para processos de reciclagem contribuirá positivamente para a sustentabilidade e também atuará como uma espécie de marketing ambiental para a sua empresa.

Isso porque, empresas investindo em ações de preservação ao meio ambiente são bem vistas pela sociedade e também por seus clientes, que passam a confiar e admirar ainda mais as marcas.

Lembrando que a logística reversa também está prevista em lei ambiental, sancionada desde 2010, mas regulamentada apenas em 2017 por meio do decreto nº 9177.

Outra lei que prevê as atividades de reuso e reciclagem de materiais é a 12.305/2010, sendo justamente a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), instituída pela Lei nº 12.305/10, que organiza as formas com que a sociedade em geral lida com os lixos.

Essa lei regulamenta o manejo adequado dos resíduos e determina também outros dois instrumentos para viabilizar a logística reversa, o termo de compromisso e o acordo setorial.

Descarte consciente

Muito mais do que entender como funciona a logística reversa, é importante que você saiba que os benefícios estão muito além das vantagens econômicas ou ambientais de uma forma direta.

Isso porque, a partir do momento que as empresas dão exemplo de destinação correta dos resíduos e ações para o reaproveitamento dos materiais produzidos por ela mesma, a população também passa a olhar para a necessidade de um descarte consciente.

Ao implantar essa metodologia de reuso e reciclagem, a sua empresa incentiva a conscientização das pessoas e também de outras empresas sobre a importância de reduzir os impactos negativos causados pelo descarte incorreto dos resíduos.

Ou seja, sua empresa também terá um papel muito importante para que o descarte consciente seja difundido entre as pessoas, fazendo com que elas também se preocupem em contribuir com as ações, levando seus lixos para os centros de coleta.

Como funciona o processo?

Como funciona a logística reversa?

Agora que explicamos o que é logística reversa e as suas principais vantagens, saiba que essa metodologia de reuso pode ser implementada para atender as mais diversas necessidades das indústrias.

O processo de logística reversa acontece após o produto ser utilizado pelo consumidor final. A partir daí, a empresa busca essas embalagens no mercado ou junto aos seus clientes para fazer o reaproveitamento dos materiais.

Muitas companhias fazem parcerias com mercados especializados, como os tratadores de resíduos, que reaproveitam esses insumos de diferentes formas, como transformar pilhas em material para produção de cerâmica e fogos de artifícios, por exemplo.

Há ainda empresas que possuem seus próprios centros de reciclagem, porém, essa alternativa gera um custo para os empresários em termos de infraestrutura, já que será necessário adquirir maquinários e equipamentos para realizar os processos de reciclagem.

Quais são as etapas desse processo?

Compreender como funciona a logística reversa é importante, pois todo o processo é feito em etapas, incluindo diferentes agentes produtores, tratadores e, claro, os próprios consumidores.

Essa metodologia de descarte consciente começa com o consumidor que, após adquirir um determinado item, devolve a embalagem diretamente no comércio, ou no local destinado ao recolhimento desses materiais.

Nesta fase, o responsável, seja o comerciante ou o distribuidor dos produtos deve devolvê-lo para a empresa fabricante da forma que considerar mais adequada.

Por sua vez, o fabricante é o responsável por fazer todo o processo de encaminhamento da embalagem ou produto para a reciclagem, descarte em locais adequados ou reuso, que como já falamos anteriormente, pode ser interno ou por meio de parcerias com outras empresas.

Tipos de logística reversa

Além de entender essas três etapas do ciclo da logística reversa, saiba que elas devem ser aplicadas a partir de dois formatos principais, a logística pós-venda e a logística no pós-consumo.

Ficou meio confuso? Calma, vamos te explicar exatamente do que se tratam esses formatos de metodologia de reuso. Confira!

Logística pós-venda

A logística reversa pós-venda acontece com o retorno de produtos após a compra por parte do cliente, que por algum motivo gerou um descontentamento, motivando a devolução, sem mesmo utilizá-lo.

A logística pós-venda ocorre, por exemplo, em razão de defeitos, pedidos incorretos ou arrependimento de compra, que solicitam o recolhimento do produto.

Logística pós-consumo

Entendendo o que é e como funciona a logística reversa, saiba que neste ciclo de reaproveitamento há também a logística pós-consumo que, inclusive, tem ganhado, cada vez mais espaço no mercado, nos últimos anos.

Isso acontece também porque esse formato tornou-se obrigatório para alguns setores com a instituição da Lei 12.305/2010.

Na metodologia pós-consumo, a empresa faz a coleta e encaminhamento do produto à reciclagem ou qualquer outra destinação adequada após o descarte do consumidor final. Um bom exemplo são as pilhas ou as embalagens de produtos químicos.

Fabricantes de produtos comercializados em embalagens, que geram uma grande quantidade de resíduos são as campeãs na implantação desse sistema.

futuro da logística reversa

Qual o futuro da logística reversa?

O ciclo da logística reversa foi implementada no início da década de 1990 e, a cada dia, esse método tem se tornado mais forte entre empresas dos mais diversos setores e portes.

Em razão das legislações existentes e também da possibilidade que novas regras sejam implementadas, a expectativa é que a logística reversa ganhe ainda mais adesão na sociedade.

Aliás, para muitas empresas, essa metodologia é uma obrigatoriedade e a falta de adesão pode gerar multas e sanções.

Sem contar que, hoje em dia, as empresas estão muito mais conscientes sobre a importância de desenvolver ações sustentáveis, protegendo o meio ambiente.

Mas não é só isso, a logística reversa também é uma alternativa para os gestores possam promover melhorias significativas na gestão das companhias.

Isso porque, o programa de logística reversa oferece uma ótima oportunidade para reduzir custos de forma significativa, mas sem prejudicar as operações e qualidade das atividades e produtos.

Dessa forma, a expectativa é que essa metodologia de trabalho ganhe ainda mais adesão ao longo dos próximos anos, beneficiando o meio ambiente e também a economia.

Conclusão

Agora que você entendeu o que é logística reversa e a sua importância, se você ainda não investe nessa metodologia, comece agora e se torne uma empresa que preza pela sustentabilidade e que também está em conformidade com a legislação ambiental.

Ao implementar políticas de gestão de resíduos na sua empresa, você precisará investir em equipamentos corretos para a coleta, armazenamento e transporte dos materiais.

Conte com os melhores equipamentos para seu programa de logística reversa, conheça os implementos rodoviários da Cal Leve, fábrica líder no mercado nacional que oferece uma incrível variedade de equipamentos.

Com a Cal Leve, você pdoe adquirir equipamentos personalizados, feitos sob medida para a sua demanda e com materiais de alta qualidade.

Acesse O Nosso Site E Conheça A Linha Completa De Produtos Da Cal Leve!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!