sistema de tratamento do lixo no brasil

Tratamento do lixo: 4 técnicas mais lucrativas no Brasil

Com uma alta produção de resíduos sólidos, o tratamento de lixo no Brasil é uma prática essencial para garantir saúde pública e preservação do meio ambiente, além, claro, de atender às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Atualmente, existem as mais diversas técnicas de tratamentos de resíduos sólidos e conhecer as formas adequadas para tratar o lixo é importante para diminuir os índices de poluição tanto do ar quanto do solo, rios e lençóis freáticos.

Vem com a gente conhecer os métodos existentes e quais são mais adequados para a sua empresa.

Qual a importância do tratamento correto do lixo?

Qual a importância do tratamento correto do lixo?

Implementar um sistema de tratamento do lixo é importante por uma série de motivos, como já falamos no início deste artigo, mas, sem dúvida, o principal deles é garantir a destinação correta do lixo para  diminuir os danos causados ao meio ambiente.

Isso porque, no Brasil, a produção de lixo alcança índices altíssimos. Segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, todos os anos, a população produz mais de 79 milhões de toneladas de resíduos.

Para você ter uma ideia, do total, somente 58,7% desse lixo sólido passa por um sistema de tratamento adequado.

Inclusive, em muitas cidades há os famosos lixões, onde materiais orgânicos são descartados em locais irregulares com outros materiais que contaminam o solo, como metais, plásticos, baterias, lâmpadas e muitos outros.

Ao ser descartado de forma inadequada, o chorume produzido pelo lixo orgânico somado com a água da chuva entra em contato com substâncias químicas e ao penetrar na terra, esses competentes contaminam o solo e o lençol freático.

Sem soluções para o lixo, rios e lagos são severamente contaminados afetando diretamente a vida da população, ameaçando a qualidade de vida das pessoas e colocando em risco todo o ecossistema.

Equipamentos para transporte e armazenamento de resíduos, você encontra na Cal Leve!

Tratamento do lixo no Brasil: um panorama geral

panorama do tratamento de lixo no brasil

Com essa alta produção de lixo em todo país e a falta de uma estrutura adequada em muitas cidades brasileiras, o resultado é uma grande quantidade de áreas de descarte irregular.

Com isso, o tratamento do lixo no Brasil é sempre um assunto em pauta nos noticiários, entre profissionais do setor e ambientalistas.

Segundo o censo demográfico, a maior parte da população brasileira está concentrada em áreas urbanas, o que gera uma maior produção de lixo nesses locais.

Outro dado alarmante é que quase metade dos municípios ainda despeja resíduos sólidos em lixões, segundo dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana.

Somado a isso, 17,8 milhões de brasileiros não possuem coleta de lixo  urbano nas suas residências e somente 3,85% desses materiais passam por um processo de reciclagem.

Ainda segundo esse levantamento, uma década depois da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Brasil ainda apresenta alto índice de destinação incorreta do lixo, com taxa mínima de reciclagem.

Por todas essas questões, o tratamento de lixo precisa de um cuidado maior por parte do poder público, da iniciativa privada e também da população.

4 técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil

técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil

Não tem como negar que problemas ambientais causados pelo lixo afetam toda a população e todos precisam fazer a sua parte para diminuir os danos ao meio ambiente e garantir a saúde pública.

Confira as 4 técnicas de tratamento de resíduos sólidos mais lucrativas no Brasil!

Reciclagem

A reciclagem é uma das metodologias mais adequadas para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.

Isso porque, essa técnica permite a redução do lixo gerado ao mesmo tempo que reduz a utilização de recursos naturais e o consumo de energia elétrica para produção de novos materiais.

Para você entender, esses materiais que podem ser reciclados têm um período de decomposição longo e, ao usar essa técnica, você impede o impacto do acúmulo de lixo na natureza.

Compostagem

A compostagem é uma metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos, que são descartados diariamente em aterros sanitários e também em lixões.

Com essa técnica, o lixo orgânico é transformado em resíduos estáveis e ricos em nutrientes, que podem ser aplicados na agricultura em substituição aos adubos químicos, que são prejudiciais ao meio ambiente.

Incineração

Entre as soluções para o lixo, a técnica de incineração também é muito vantajosa. Essa metodologia é basicamente a queima do lixo em fornos e usinas próprias.

Para a execução desse processo são usadas instalações chamadas incineradores, onde ocorre a filtragem da fumaça, evitando a liberação de gás carbônico, que é responsável pelo aquecimento global.

Esse  tipo de tratamento de resíduos sólidos tem como objetivo reduzir o grande volume de lixo gerado, com muito mais rapidez e segurança.

Aterro sanitário

O aterro sanitário é uma técnica de tratamento de lixo adotada em municípios de todo o Brasil, sendo considerada por muitos especialistas a única forma de tratamento segura.

Para você entender, os aterros sanitários são instalações adaptadas para receberem os resíduos sólidos provenientes da população.

Antes de os resíduos sólidos serem enterrados no solo ou depositados em cima da sua estrutura, os lixos são compactados para diminuir seu volume, aumentando a vida útil do aterro.

Para a execução dessa metodologia, há  normas e leis que orientam os municípios sobre a construção e manutenção desses espaços, como a norma da ABNT NBR 8419/1992, por exemplo.

As melhores soluções de implementos rodoviários você encontra na Cal Leve. Entre em contato conosco!

Conclusão

O tratamento de lixo é uma prática importantíssima para garantir a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida da população.

A vantagem é que é possível adotar as mais diferentes técnicas para o tratamento desses materiais, como reciclagem, compostagem, incineração e a destinação em aterros sanitários que, inclusive, são consideradas as mais lucrativas no Brasil.

Na hora de escolher os equipamentos para armazenamento e transporte de resíduos sólidos mais adequados para a sua empresa, conheça os produtos da Cal Leve, líder no mercado nacional, sendo referência em qualidade e durabilidade.

Acesse o nosso site agora mesmo e descubra as melhores soluções para a realização de coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!