tudo sobre plásticos recicláveis

Plásticos recicláveis: o que são e quais os principais tipos?

Hoje em dia, é possível encontrar os mais diversos tipos de plásticos recicláveis utilizados pelo mercado, mas você sabe quais são eles e suas principais características?

Saiba que esse cuidado de entender os principais tipos é fundamental para fazer a triagem certa desses materiais antes mesmo do processo de reciclagem.

Vem com a gente, pois vamos te explicar exatamente cada um desses materiais recicláveis e quais são suas principais aplicações.

Veja também:

O que são plásticos recicláveis?

O que são plásticos recicláveis?

Os objetos de plástico que podem ser reciclados são bem parecidos com o material virgem. Esses materiais são impermeáveis, maleáveis e duráveis, além de garantirem um ótimo custo-benefício na produção industrial e também na preservação do meio ambiente.

Infelizmente, a reciclagem de plástico ainda é muito baixa no Brasil. Para você entender, o país contabiliza quase 80 milhões de toneladas de lixo por ano, mas apenas 3% desse total são, de fato reciclados, mesmo tendo um potencial de reciclagem na casa de 30%.

Lembrando que a reciclagem do plástico é fundamental para a preservação ambiental, uma vez que esse material leva anos para se decompor no meio ambiente por ser um material produzido a partir de derivados do petróleo.

O que é plástico não reciclável?

Além de saber quais são os materiais que podem ser reciclados, é importante entender também quais são os plásticos não recicláveis e do que se trata esse tipo de material.

Saiba que os não recicláveis são chamados de termorrígidos, utilizados na produção de alguns tipos de computadores, telefones e eletrodomésticos. Entre eles estão tomadas, teclados de computador, isopor, adesivos, espuma, acrílico e cabos de panela.

Quais são os principais tipos de plástico reciclável?

tipos de plástico recicláveis

Entendendo quais são os plásticos recicláveis e os não-recicláveis, vamos conhecer os principais tipos de plástico que podem passar por esse processo de reciclagem. Confira!

1. PET – poli (tereftalato de etileno)

O PET – poli é chamado de tereftalato de etileno, um material composto pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol.

Esse tipo de material plástico faz parte da composição de diversos produtos, como garrafas e frascos de gêneros alimentícios e farmacêuticos, bandejas de microondas, fibras têxteis, cosméticos, filmes para áudio e vídeo, entre outros.

2. PEAD – polietileno de alta densidade

O PEAD – polietileno de alta intensidade é um plástico é reciclável, presente em embalagens de detergente, sacolas de supermercados, óleos automotivos, potes, utilidades domésticas, tampas, garrafas, tambores para tinta, etc.

Esse material plástico é leve, altamente resistente à baixa temperatura, é rígido, impermeável e possui uma alta resistência química.

3. PVC – policloreto de polivinila

Entre os plásticos recicláveis está também o PVC, chamado também de policloreto de polivinila, que é muito rígido, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.

Esse tipo de material é encontrado em embalagens de maionese, água mineral, óleos comestíveis, sucos, tubulações de água e esgoto, janelas, embalagens para remédios, mangueiras, material hospitalar, bolsas de sangue, brinquedos, entre outros.

4. PEBD ou PELBD – polietileno de baixa densidade

O PEBD ou PELBD – polietileno de baixa densidade é um material usado na fabricação de sacolas para lojas, supermercados, filmes para fraldas, filmes para embalar alimentos, leite, bolsa para soro medicinal, além de saco plástico reciclável de lixo.

O PELBD é um material impermeável, transparente, leve e também é muito usado por ser flexível.

5. PP – polipropileno

O PP, chamado de polipropileno, é um material transparente, inquebrável, rígido, brilhante e também muito resistente às mudanças de temperatura.

Esse tipo de material é usado para a fabricação de filmes para embalagens e alimentos, cordas, embalagens industriais, fios e cabos, cubos para água quente, caixas de bebidas, frascos, autopeças, fibras para tapetes, potes, fraldas e seringas descartáveis e muito mais.

O polipropileno tem uma variação denominada de BOPP, com características metalizadas, mas muito difícil de ser reciclado.

6. PS – Poliestireno

Para quem se pergunta qual plástico é reciclável, saiba que os materiais feitos de PS Poliestireno também podem ser reciclados.

Esse tipo de plástico é usado em potes de sorvetes, iogurtes, frascos de doces, pratos, copos descartáveis, parte interna da porta de geladeiras, brinquedos, aparelhos de barbear descartáveis, copos descartáveis, etc.

Os plásticos desenvolvidos com o Poliestireno são leves, flexíveis e possuem capacidade de isolamento térmico.

6.1. O copo plástico é reciclável?

O copo de plástico é reciclável, permitindo que seja incluído na triagem de materiais que serão submetidos aos processos de reciclagem.

Por serem materiais funcionais e práticos, eles são muito usados em diversos estabelecimentos, festas e eventos dos mais diversos.

Qual a melhor forma de separar plástico para reciclagem?

separação de plástico para reciclagem

Agora que você sabe quais embalagens plásticos podem ser recicladas, vamos entender um pouco como separar esses materiais de forma adequada para serem enviados para a reciclagem.

Recomenda-se que as embalagens plásticas usadas, incluindo canudos, garrafas, embalagens, garrafas de suco e refrigerante, entre outros, sejam lavados em água corrente.

Após retirar todos os resíduos, deixe as embalagens secando antes de separá-los para reciclagem. O ideal é que esses materiais recicláveis sejam colocados em um espaço próprio para a posterior coleta.

Conclusão

Hoje, há os mais variados tipos de plásticos recicláveis e saber qual deles pode ser reciclado é fundamental para a triagem correta e evitar que esses materiais sejam destinados aos aterros sanitários de maneira indevida, prejudicando o meio ambiente.

Além de fazer a separação de forma correta e atendendo às legislações ambientais, lembre-se que todo o processo de coleta, transporte e destinação desses materiais devem ser feitas de forma correta e utilizando os equipamentos adequados.

Na hora de adquirir os melhores maquinários para o armazenamento e transporte desse tipo de material, conheça os implementos rodoviários da fábrica Cal Leve, uma empresa líder de mercado que disponibiliza equipamentos diversos para empresas de vários portes.

Em nosso portfólio de produtos temos compactadores, caçambas, plataforma roll on e muito mais. Quer saber mais sobre os nossos equipamentos? Acesse o nosso site agora e encontre os maquinários ideais para a sua empresa!

Acesse O Nosso Site E Conheça A Linha Completa De Produtos Da Cal Leve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!