para que serve um biodigestor

O que é biodigestor, quais seus diferentes tipos e funções?

Você sabe o que é biodigestor? Quais os diferentes tipos de equipamentos existentes do mercado e as suas principais funções?

Se você não entende como funciona o biodigestor ou ainda tem dúvidas sobre a sua operação, esse artigo é para você!

Esse equipamento é usado para acelerar o processo de decomposição de uma matéria orgânica por meio da ausência de oxigênio e uma série de procedimentos. Vem com a gente entender melhor do que se trata esse equipamento e como ele trabalha. Confira!

Leia também:

O que é biodigestor?

Para as pessoas que não entendem o que é biodigestor e como funciona, saiba que esse equipamento, por meio da ausência do oxigênio, fará a decomposição da matéria orgânica em um processo chamado de biodigestão.

Os resíduos orgânicos usados neste maquinário podem ser de diferentes tipos, como produção vegetal, que incluem palhas e folhas, produção animal como, por exemplo, urina e esterco.

Além disso, é possível usar esse equipamento para a decomposição de atividades humanas, como fezes, urinas, resíduos industriais e também lixo doméstico, entre outros.

Biodigestão anaeróbica

Neste processo, a modalidade mais usada é a biodigestão anaeróbia, que basicamente segue o mesmo processo citado acima, mas, nesse caso, é gerado o biogás, um resíduo líquido altamente rico em minerais, muito usado como biofertilizante.

Para você entender seu funcionamento, a biodigestão anaeróbia acontece nos fermentadores que, por sua vez, utilizam técnicas que aumentam a eficiência na produção de biogás e biofertilizantes, principais componentes de um biodigestor.

o que é biodigestor e para que serve

Qual a função de um biodigestor?

Para as pessoas que ainda têm dúvidas sobre qual é a função de um biodigestor, saiba que ele é um equipamento que tem a função de fazer a decomposição da matéria orgânica hidratada por meio do que chamamos de digestão anaeróbica.

Com a ausência de oxigênio durante o processo, as bactérias anaeróbicas fazem a decomposição dessa matéria orgânica úmida, que existe dentro do biodigestor.

Quais são os tipos de biodigestores?

Ao compreender exatamente para que serve um biodigestor, é importante que você conheça os principais tipos deste maquinários utilizados pelo mercado, hoje em dia.

Biodigestor contínuo

Os biodigestores mais utilizados no mundo são o modelo contínuo. Os maquinários fabricados por indústrias indianas e chinesas são os mais usados pelas empresas em todo o mundo.

Por ter uma campânula de ferro, esse é um modelo de biodigestor que oferece pouco tempo de uso, já que, com a utilização, a campânula de ferro corrói com mais facilidade, exigindo a substituição da peça.

Devido a isso, o biodigestor contínuo é um usado por pequenos produtores, já que o equipamento é menos usado.

Biodigestor descontínuo

Agora que você sabe como podemos definir um biodigestor, outro modelo muito usado no mercado é o aparelho descontínuo, que funciona de tempos em tempos, mas com intervalos, que impedem a entrada de oxigênio.

A vantagem é que o biodigestor descontínuo oferece um sistema simples e com uma manutenção bem fácil, perfeito para empresas de agronegócios sazonais e granjas avícolas de corte.

O melhor é que com esse tipo de equipamento é possível deixar 20% da matéria no biodigestor, garantindo que o maquinário tenha biomassa suficiente para o próximo processo de decomposição.

Qual é a função de um biodigestor?

Como funciona um biodigestor?

Vamos entender um pouco sobre como funciona um biodigestor e quais as etapas desse processo de decomposição?

Mas antes é importante ressaltar que, para o seu pleno funcionamento, o equipamento deve ser alimentado de maneira periódica com matéria orgânica e um volume de água adequado para sua capacidade.

Os resíduos orgânicos precisam ser triturados para serem reduzidos ao máximo. A mistura mais adequada para um bom funcionamento é de 75% de água e 25% de resíduo orgânico.

Além de compreender o que é e como funciona um biodigestor, lembre-se de controlar o tempo de retenção dos resíduos para atingir a fermentação total. Sendo assim, observe sempre o tipo de resíduo orgânico usado e a temperatura presente no ambiente.

Agora, confira quais são as etapas presentes na operação deste equipamento.

Recipiente para digestão da matéria

A primeira parte do processo de decomposição das matérias orgânicas acontece no recipiente para a digestão da matéria, que recebe essas substâncias para executar, justamente, a digestão dos componentes.

Lembrando que esse recipiente possui um interior totalmente protegido do contato com o ar atmosférico.

Sistema de entrada

Muito mais do que saber qual é a função de um biodigestor, é importante entender todas as etapas desse sistema.

Sendo assim, após passar pela fase de digestão, as matérias orgânicas passaram pelo sistema de entrada dos equipamentos, onde todas as bactérias serão digeridas.

Sistema de descarga do biofertilizante

Em seguida, esse material é encaminhado para o sistema de descarga, quando o sistema é restabelecido com nova carga, e posteriormente, é descartado.

Lembrando que esse produto é rico em matéria orgânica, bioestabilizado, além de ter os nutrientes que os dejetos já possuíam antes mesmo do processo de biodigestão.

Armazenador de biogás

Para quem quer descobrir qual a função do biodigestor, saiba que nesta etapa entra em cena o armazenador de biogás, que pode ser chamado também de gasômetro.

Esse equipamento é usado justamente para guardar o gás produzido em todo esse processo.

Conclusão

Deu para entender o que é biodigestor? Utilizar esse equipamento gera uma série de benefícios, como reaproveitamento do resíduo orgânico, produção de fertilizantes e também o biogás.

Mas não se esqueça que usar equipamentos adequados é fundamental para garantir a eficiência deste processo. Além do biodigestor, você também precisa adquirir os equipamentos ideais para o armazenamento desses resíduos.

Para comprar equipamentos eficientes e adequados para esse processo, conheça os implementos rodoviários da Cal Leve, uma empresa que oferece uma variedade de maquinários para diferentes finalidades e necessidades.

Nossa empresa fabrica equipamentos, como plataforma roll on, compactadores, caçamba diversas, tanque roll on, compactadores e muitos outros implementos rodoviários. Acesse o nosso site agora e conheça o nosso portfólio de produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!