O que é sistema de gestão ambiental?

Sistemas de gestão ambiental (SGA): Entenda a sua Importância

Implantar sistemas de gestão ambiental (SGA) na sua empresa é fundamental, especialmente, para a sua estrutura organizacional, já que esse instrumento é capaz de avaliar e controlar os impactos causados pelas suas atividades ao meio ambiente.

Além disso, se você não quer sofrer multas ou sanções por atividades que causam impactos ambientais, é bom colocar em prática essa metodologia o quanto antes.

Confira mais como implantar esse sistema de gestão. Vem com a gente!

O que é sistema de gestão ambiental?

O sistema de gestão ambiental nas empresas é um plano organizacional composto por uma série de procedimentos para gerenciar e administrar uma companhias no sentido de obter um controle mais efetivo sobre os impactos ambientais de suas atividades.

Esse sistema prevê ainda a implementação de ações para a seleção e também monitoramento dos fornecedores, para evitar sanções e penalidades de forma indireta.

Isso porque, é possível que a sua empresa seja enquadrada como corresponsável por uma infração ambiental que foi, na verdade, cometida pelo seu fornecedor.

Para quem se questiona sobre como surgiu o sistema de gestão ambiental, saiba que ele foi instituído pela NBR ISO 14001 que, por sua vez, também está inserido em um conjunto de normas, que é a ISO 14000.

Essa certificação tem como objetivo o controle efetivo dos processos de uma companhia e a relação com o meio ambiente.

Qual a importância do sistema de gestão ambiental?

Neste ponto do artigo, certamente, você já entendeu qual a importância do sistema de gestão ambiental, dentro de uma empresa, não é mesmo?

Mas vamos entender um pouco mais sobre o porquê sua companhia deve adotar essa metodologia em suas atividades operacionais. Confira!

Principais benefícios do sistema de gestão

A principal finalidade do SGA é possibilitar que as empresas estabeleçam estruturas para a proteção ambiental e também promovam mudanças das condições ambientais, mas sem deixar de lado as necessidades socioeconômicas.

Somado a isso, a implantação de um sistema de gestão ambiental nas empresas também gera uma série de outros benefícios, que incluem melhoria da imagem da companhia, melhorias em processos de produção e também na eficiência energética e materiais.

Entre as vantagens estão ainda a redução de acidentes ambientais, gastos desnecessários com matéria-prima, aumento da competitividade, diminuição na geração de resíduos e custo de destinação, cumprimento da legislação, entre outros benefícios.

Quais são os sistemas de gestão ambiental?

Para os gestores que se perguntam quais são os sistemas de gestão ambiental, saiba que eles, na verdade, são boas práticas que cada companhia deve aplicar com base no seu perfil de negócio, necessidades e atividades executadas.

Muitas empresas utilizam sistemas automatizados que reúnem todas as informações e documentos gerados de maneira automática em um único ambiente, respeitando as legislações ambientais, para eliminar multas e diminuir os impactos ao meio ambiente.

Como elaborar um sistema de gestão ambiental?

Como elaborar um sistema de gestão ambiental?

Além de compreender quais são seus principais benefícios, que tal aprender como elaborar um sistema de gestão ambiental do jeito certo e respeitando as legislações ambientais?

Para te ajudar, elencamos as etapas importantes dessa metodologia de trabalho. Confira!

Planejamento

O primeiro passo para qualquer sistema de gestão é elaborar um bom planejamento, onde devem constar uma série de informações relevantes para que as atividades possam ser realizadas da melhor forma.

Nesta etapa, você precisa descrever quais são os aspectos ambientais, programas de gestão ambiental que podem ser implementados, requisitos legais, objetivos e metas, além de identificar as etapas do processo que possam prejudicar o meio ambiente.

É importante desenhar fluxogramas, diagramas de escopo e interface, além de definir indicadores ambientais, que devem ser monitorados constantemente, além de quantificar seus processos.

Execução

Para você que se questiona sobre em que consiste um sistema de gestão ambiental, saiba que para elaborar esse plano, é necessário determinar como ele será executado.

Lembrando que a execução desse sistema precisa ser feito a partir de uma estrutura organizacional, treinamentos, conscientização, comunicação, documentação, controle de documentos, operacionais e ações de prevenção.

Nessa etapa, é importante que todos os processos sejam acompanhados de perto para garantir a efetividade das ações e assegurar que toda a equipe utilize as práticas necessárias para a execução adequada dos trabalhos.

Avaliação

Outra etapa prevista nos sistemas de gestão ambiental é a avaliação das atividades realizadas a partir dessas novas regras.

Neste momento, o gestor ambiental desta metodologia deve verificar se as ações e estratégias foram efetivas. Caso não seja, é preciso determinar quais serão as ações necessárias para atingir os objetivos ambientais propostos pela companhia.

Ação

Na etapa da ação, as empresas deverão executar as melhorias propostas e também avaliar se, de fato, a meta realmente foi alcançada.

Se as avaliações forem positivas, um ciclo com novas metas de melhoria deve ser reiniciado.

Mas se o resultado for negativo, é preciso reiniciar o ciclo com os mesmos objetivos propostos anteriormente, mas as ações devem ser corrigidas tendo como base os resultados negativos.

Dessa forma, a sua empresa conseguirá garantir a execução da melhoria contínua.

Conclusão

Os sistemas de gestão ambiental garantem uma série de benefícios às empresas não somente para evitar multas e sanções, mas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente e melhorar a imagem das empresas nos mais diversos aspectos.

E o melhor é que você consegue reduzir riscos de acidentes, diminuir gastos desnecessários, aumentar a competitividade e muito mais.

Mas não se esqueça que todo esse processo depende também da utilização de equipamentos adequados para a gestão de resíduos de uma empresa.

Por isso, sempre que precisar de implementos rodoviários para as atividades da sua companhia, conte com a Cal Leve, uma fábrica líder no mercado nacional que produz diferentes equipamentos para atender as necessidades de diversos perfis de negócios.

A nossa empresa permite que os clientes desenvolvam equipamentos de acordo com a sua necessidade de cada operação. Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções de equipamentos para o seu negócio!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!