como montar uma empresa de reciclagem

Como montar uma empresa de reciclagem? Confira passo a passo

Não sabe como montar uma empresa de reciclagem, mas tem vontade de entrar para esse ramo? Então, esse artigo tem as informações que você precisa para essa empreitada.

Entender as boas práticas para abrir esse tipo de empresa é importante, pois é preciso seguir as exigências legais e colocar em prática os procedimentos adequados de reaproveitamento de materiais.

Saiba que esse é mercado é uma ótima oportunidade de lucrar, pois o Brasil perde em torno de R$ 3 milhões por ano pela falta de reciclagem. Vem com a gente!

Remoção De Entulhos: Normas E Descarte Correto De Materiais

Como abrir uma empresa de reciclagem: passo a passo

como montar uma empresa de reciclagem

Para entrar nesse ramo, o primeiro passo é entender como funciona empresa de reciclagem, quais são as etapas e aspectos que precisam ser levados em consideração para atuar nesse segmento e, claro, ter sucesso.

Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para criar a sua empresa do zero. Confira!

Identificando a matéria-prima

O primeiro passo para começar o seu negócio, é identificar a matéria-prima que deseja trabalhar, se será um material específico ou de diferentes tipos.

Para investir na opção mais rentável, analise três pontos importantes, como a cobertura dos estoques, o giro de estoque e o nível de serviço oferecido ao seu cliente.

Em grandes ou pequenas empresas de reciclagem, o giro de estoque indica se o dinheiro investido foi recuperado por meio das vendas.

Já a cobertura do estoque é se os materiais em estoque cobrem as vendas. O nível de serviço ao cliente refere-se à abrangência do atendimento das necessidades do cliente.

Entre as boas práticas de como abrir uma empresa de reciclagem, é preciso avaliar se a matéria-prima consegue manter um estoque mínimo para seus clientes e se o material não fica parado por muito tempo no estoque.

Exigências legais

Outra etapa primordial é conhecer quais são as exigências legais do setor. Por isso, verifique junto a prefeitura da cidade onde abrirá a empresa e entenda o que pode e não pode no local escolhido para instalar o seu negócio.

Verifique na Junta Comercial ou Cartório e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual se o nome escolhido para a sua empresa já não é usado por outra companhia.

Para aprender como montar uma empresa de reciclagem de vidro ou de qualquer outro material, você precisará fazer a solicitação do CNPJ, inscrição estadual, alvará de licença e matrícula no INSS.

Localização

Com as questões legais esclarecidas, é importante ficar atento à localização. Lembre-se sempre que a escolha ideal é sempre perto da matéria-prima que será investida.

No seu plano de negócio pronto de uma empresa de reciclagem, verifique as questões legais do município e se o local é viável em termos de logística, capacidade de instalação e características da região.

Mão de obra qualificada

Um ponto importante refere-se à mão de obra. Isso porque, para que a operação possa rodar da melhor forma, você precisará de alguns profissionais, como administrador, encarregado de produção, auxiliar de produção e operador de máquina.

Além disso, sua empresa deve contratar também motorista e representante comercial, entre outros. O ideal é contratar pessoas que já tenham experiência no setor.

O que será preciso para começar

Antes de saber o faturamento de uma empresa de reciclagem, você deve saber tudo o que precisa para começar a trabalhar de forma correta e ter uma operação adequada, garantindo a rentabilidade do seu negócio.

Estrutura Adequada

Um dos quesitos mais importantes é contar com uma estrutura adequada que, por sua vez, dependerá do tipo de material que sua empresa vai trabalhar.

A estrutura de uma empresa de reciclagem dependerá do tipo de material a ser processado e do seu volume de produção, mas especialistas recomendam uma área mínima de 1.500m² para reciclagem de plástico filme e pet.

No caso de reciclagem de papel ondulado ou de escritório é de 1.000m² e 700m² para reciclagem de pneus.

Equipamentos

Para você que quer saber como montar uma empresa de reciclagem, os equipamentos cumprem papel importantíssimo nas suas operações, mas a escolha dos maquinários dependerá do tipo do material que será reciclado.

Para a reciclagem de papel, por exemplo, você precisará de balanças, calandra, prensa hidráulica, corrugadeiras, guilhotina industrial, entre outros.

Para plástico, invista em moinho, prensa, batedor, centrífuga, aglutinador, triturador e  extrusora. No caso de pneus, adquira, autoclaves, trituradores, peneiras e também caçambas para o transporte dos materiais.

Organização de Funcionários

As empresas que trabalham com reciclagem precisam também fazer  a organização produtiva e dos funcionários. Por isso, destine cada profissional para uma área e estabelece os processos e as formas corretas de executar cada atividade.

Lembre-se que os processos produtivos são diferentes para cada tipo de matéria-prima. Por isso, a organização e a definição de metodologias são essenciais.

Benefícios de um negócio sustentável

Agora que você já descobriu como começar a trabalhar com reciclagem, saiba que um negócio sustentável gera uma série de benefícios para a sua empresa.

A principal delas é que você está atuando para uma sociedade mais consciente da importância de trabalhar para preservar o meio ambiente.

Por ter uma abordagem socioecológica, sua empresa é bem vista pela sociedade, mas também ganha uma vantagem competitiva, pois as empresas que tem esse caráter garantem uma boa imagem e também podem conquistar prêmios e até financiamentos.

Conclusão

Depois de aprender como montar uma empresa de reciclagem, chegou a hora de colocar a mão na massa e se destacar nesse mercado.

Mas lembre-se que é importante seguir todas as etapas descritas neste artigo, para garantir que a sua empresa opere do jeito certo e dentro da legalidade.

Na hora de comprar os melhores implementos rodoviários para a sua empresa, a Cal Leve é a sua melhor opção, pois temos um portfólio com maquinários variados para atender empresas de diferentes portes e segmentos.

E o melhor é que oferecemos a possibilidade de fazer equipamentos personalizados de acordo com as suas preferências e necessidades. Acesse o nosso site agora mesmo e garanta as soluções ideais para o seu negócio!

Classificação De Resíduos: Entenda As Normas Para Descarte!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!