o que é FISPQ

O que é FISPQ e como ela pode ajudar a sua segurança?

Entender o que é FISPQ e saber como preencher esse documento é importante para as empresas que usam produtos químicos, classificado como perigoso de acordo com o GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos).

Além disso, entender todos os detalhes sobre esse documento é imprescindível para garantir a segurança das suas operações.  Vem com a gente e entenda melhor esse assunto!

Veja também: Transporte de resíduos – como fazer em acordo com as normas!

O que é a Ficha de Informação de Segurança para Produtos? (FISPQ)

Para  quem se questiona sobre o que é FISPQ do produto, saiba que é, basicamente, um documento criado para atender à da ABNT NBR 14725, usado como uma forma de fazer a comunicação dos perigos e possíveis riscos a partir da utilização dos produtos químicos.

O documento é, normalmente, usado para elaboração de programas de avaliação de riscos na manipulação de produtos químicos, além de ser um instrumento para a aplicação de medidas preventivas relacionadas à saúde, segurança do trabalhador e do meio ambiente.

Quais os critérios e formação da FISPQ?

critérios e formação da FISPQ

Entendendo o que significa FISPQ, é importante que você saiba quais os critérios e formação do documento para o preenchimento correto.

A Ficha de Informação de Segurança para Produtos segue os critérios estabelecidos pelo Globally Harmonized System of Classification and Labelling of Chemicals (GHS).

O documento é dividido por seções e exige a inclusão de informações sobre os mais diversos aspectos do produto, além das ações de emergência a serem adotadas em caso de acidente e muitas outras situações.

Qual a função da FISPQ?

função da FISPQ

Quer saber para que serve a FISPQ de forma e o porquê esse documento é tão importante?

Listamos aqui algumas das principais funções desse documento que atende à ABNT NBR 14725. Confira!

– Perigos relacionados a produtos químicos

O documento é importante para que as pessoas envolvidas nas atividades e as autoridades possam conhecer dados dos produtos químicos perigosos no que se refere à segurança, à saúde e ao meio ambiente.

– Sinalização e enumeração de componentes químicos

A FISPQ ABNT foi criada para que sejam sinalizados e enumerados os componentes químicos usados nas atividades produtivas, além de unificar o uso de um sistema simples de identificação nos locais onde essas substâncias químicas perigosas são usadas.

– Informar sobre riscos, medidas de proteção e cuidados que devem ser adotados

Além de informar sobre os riscos presentes na utilização dos produtos químicos, a Ficha de Informação de Segurança para Produtos deve incluir informações sobre as medidas de proteção dos trabalhadores e também do meio ambiente. 

Nesse aspecto, é importante que a empresa promova a capacitação e o treinamento dos colaboradores que atuam nesta área, além da educação e a conscientização dos consumidores.

O que deve constar na FISPQ?

O que deve constar na FISPQ

O que tem que constar na FISPQ precisa ficar muito claro, pois é preciso preencher esse documento da forma mais correta e, claro, sem erros.

Sendo assim, trouxemos todos os detalhes que precisam ser descritos na Ficha de Informação de Segurança para Produtos.

Como falamos, o documento é separado em 16 seções, sendo que cada produto deve ter as informações bem detalhadas, como identificação do produto e da empresa, com nome comercial do item e o nome da empresa fabricante com, inclusive, o número de telefone.

É preciso ainda fazer a identificação dos perigos mais importantes que podem ser causados pelos produtos e também aqueles mais específicos à saúde e ao meio ambiente.

A FISPQ ABNT  deve incluir a composição e informações sobre os ingredientes como substância, nome químico, mistura e natureza química do produto.

As medidas para a realização dos primeiros socorros e as indicações das ações que devem ser evitadas também precisam constar do relatório.

Além disso, é necessário incluir as medidas de combate a incêndio, as ações de controle para derramamento ou vazamento, com instruções sobre precauções pessoais, medidas de  proteção ao meio ambiente, procedimentos de emergência e acionamento de alarmes.

Inclua ainda os métodos de limpeza, coleta, neutralização e descontaminação dos espaços e também do meio ambiente.

Para quem não quer deixar nenhum detalhe passar sobre o que tem que constar na FISPQ, o manuseio e armazenamento dos produtos, assim como as ações de segurança e em caso de contato acidental com o produto também precisam ser descritas.

A empresa deve incluir ainda as ações de controle de exposição e proteção individual, indicando parâmetros de controle para substâncias, limites de tolerância ou indicadores biológicos ou outros limites.

Além disso, é preciso ter no documento propriedades físicas e químicas, como aparência e cor.

Inclua também no FISPQ ABNT, os dados sobre  estabilidade e reatividade, incluindo a estabilidade química, reatividade, possibilidade de reações perigosas, condições a serem evitadas, materiais incompatíveis e produtos perigosos da decomposição.

É preciso ainda incluir informações toxicológicas, ecológicas, dados sobre o impacto ambiental da substância ou mistura no meio ambiente, considerações sobre tratamento e disposição, dados sobre o transporte, regulamentações, etc.

Onde encontro a FISPQ de um produto?

Onde encontro a FISPQ de um produto

Para quem quer entender onde encontro a ISPQ de um produto, saiba que esse documento deve ser enviado pelo vendedor ou fabricante junto com os produtos.

Conclusão

Agora  ficou mais claro o que é FISPQ?  Na hora de fazer o preenchimento da Ficha de Informação de Segurança para Produtos, é importante seguir as orientações previstas nesse artigo, pois nenhuma dessas informações podem ficar de fora.

Por isso, sempre que precisar, acesse o nosso blog, pois você poderá encontrar essas informações de forma facilitada.

Se a sua empresa utiliza equipamentos para coleta, armazenamento e transporte de produtos químicos, conheça os implementos rodoviários da Cal Leve, uma fábrica líder no mercado que produz equipamentos para diferentes tipos de empresas e necessidades.

A vantagem é que na Cal Leve, você tem a oportunidade de solicitar o desenvolvimento dos maquinários de acordo com as suas preferências e necessidades.

Acesse o nosso site agora mesmo e encontre as melhores soluções para o perfil do seu negócio!

Tratamento do lixo: 4 técnicas mais lucrativas no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!