caminhão para transporte de descarte de lodo

Transporte de lodos: saiba como fazer da forma correta

O transporte de lodos é um dos procedimentos mais importantes para companhias que produzem resíduos industriais, lixo reciclável ou qualquer outro material proveniente de rejeitos de empresas durante os processos produtivos.

Previsto na PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), essas atividades, que incluem também a coleta de lodo, devem atender aos mais rigorosos critérios que, por sua vez, são fiscalizados constantemente pelos órgãos responsáveis.

Para que você possa fazer o transporte desses resíduos de forma correta, confira aqui os detalhes sobre a realização desse procedimento.

O que é considerado lodo?

O que é considerado lodo?

Antes de entender quais as melhores formas para o transporte de lodo, é importante que você compreenda do que se trata esses resíduos.

O lodo é um efluente orgânico, normalmente de coloração esverdeada, sendo uma mistura de substâncias que incluem coloides e outros materiais que se encontram em decomposição.

Podemos citar como exemplos de lodo, resíduos como areia fina, argila, silte e microrganismos, entre outros.

Esses materiais são gerados a partir de processos industriais e  também oriundos das Estações de Tratamento de Água, conhecidas também como ETA.

Tanques Roll On  Cal Leve: solução ideal para o transporte de lodo! Conheça e entre conosco!

Quais são os tipos de lodo?

Na hora de fazer a coleta e transporte de lodo da sua empresa, saiba que esses resíduos são classificados em diferentes tipos, sendo o lodo primário, aqueles materiais brutos, ou seja, partículas de resíduos orgânicos.

Há também o lodo biológico, chamado também de lodo secundário. Esse tipo de resíduo é removido das lagoas de sedimentação, de decantadores secundários ou após reatores biológicos, composto por biomassa, tendo a sua composição orgânica.

Porém, essa classificação de lodo contém também pode ser composto de resíduos, como argila, areia fina, silte e outros elementos químicos em formato mineral.

Para fazer o transporte de lodos, saiba que há também os lodos físico-químicos, que são formados durante o tratamento físico químico de efluentes com o auxílio de produtos químicos floculantes e coagulantes para alterar a acidez dos resíduos.

Portanto, a classificação desses materiais partem de duas categorias: os resíduos orgânicos e inorgânicos.

Coleta, transporte e destinação de lodos: qual a responsabilidade do transportador

coleta e transporte de lodo

A Resolução CONAMA 375/2006, no artigo 19 estabelece que a Unidade de Gerenciamento de Lodo (UGL) é o agente responsável pelo carregamento e transporte de lodo, fazendo a retirada do material na Estação de Tratamento.

Ao fazer o procedimento, o motorista do caminhão que fará o transporte do resíduo deverá apresentar devidamente preenchidos um Termo de Responsabilidade e Formulário de Controle e Retirada.

Como fazer o transporte de lodos da forma segura

Para fazer a coleta, transporte e disposição de lodos, é preciso atender a algumas exigências legais determinadas pelos órgãos reguladores.

Confira tudo que você precisa fazer para executar o transporte de maneira segura e dentro das normas técnicas.

Licença para transporte de lodo

Para fazer o manuseio desses resíduos, as empresas precisam obter a licença para transporte de lodo chamada de Prévia, que é um documento solicitado na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento.

Também é necessária a obtenção da Licença de Instalação, que é a documentação necessária que aprova os projetos e concede autorização de implantação.

Por último, as empresas precisam obter a Licença de Operação, que autoriza o início do funcionamento do empreendimento e atividades produtivas.

Documentação

No caso das documentações necessárias para o transporte de lodos, como já falamos, as empresas deverão apresentar um Termo de Responsabilidade e Formulário de Controle e Retirada ao fazer a coleta e o transporte do material.

Lembrando que essas documentações são fornecidas pela própria Unidade de Gerenciamento de Lodo que, por sua vez, deverão manter esses arquivos para posterior apresentação  aos órgãos fiscalizadores, quando solicitado.

Para fazer a coleta e transporte de lodo,  a CETESB (Companhia Estadual de Tecnologia em Saneamento Básico) também solicita essas documentações, que servem para rastrear o material, identificando o gerador, o transportador e a destinação do lodo.

Equipamento seguro para o transporte

Equipamento seguro para o transporte de lodos

Além de obter o licenciamento de transporte de resíduos, para fazer a condução adequada desse processo, as empresas precisam escolher equipamentos seguros e que atendam às normas técnicas.

Um deles é o tanque roll on para o transporte de material líquido, já que uma das grandes preocupações nessa etapa é o vazamento dos materiais, que pode ocasionar prejuízos enormes em razão do incorreto manejo.

A Cal Leve é uma fabricante de implementos rodoviários que entende essa responsabilidade do transportador e, desenvolve diversas soluções com foco no transporte seguro e eficiente.

Os tanques roll on para o transporte de lodos são fabricados em chapa de aço de alta resistência, possui reforços em perfil U nas laterais, frente e traseira soldados em MIG/MAG.

Além disso, você encontra em nosso portfólio de produtos, equipamentos com dimensões de 12 m³, 15 m³, 18 m³ e 20 m³, com capacidade de carga de 20 toneladas.

Na Cal Leve, nossa gama de opcionais permite também a customização do equipamento de acordo com a necessidade da sua empresa, o que permite um aumento da eficiência e assertividade da solução do tanque, diminuindo os riscos para o negócio.

Conclusão

Agora que você entende como fazer o transporte de lodos de forma correta, chegou a hora de encontrar os melhores fornecedores de equipamentos para essa atividade.

Se você quer garantir os produtos mais adequados, eficientes e seguros do mercado, fale com a Cal Leve, líder no mercado nacional de soluções de implementos rodoviários.

Além de tanques roll on, fabricamos também os mais variados tipos de equipamentos, que incluem caçamba roll on, caçamba estacionária, para empilhadeira, para coletor, empilhadeira, plataforma roll on, caçamba para coleta, compactadores e muito mais.

Quer garantir as melhores soluções para o transporte de lodo para a sua empresa?

Então, acesse o nosso site e solicite um orçamento da solução ideal para a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sou humano *Limite de tempo excedido. Por favor, complete o captcha mais uma vez.

× Chame no whatsapp!