5 dicas para o transporte de resíduos sólidos

Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, desde então, existe uma responsabilidade compartilhada para utilização dos produtos e cargas durante todo o ciclo de vida do produto. Sendo assim, todas as pessoas envolvidas no processo de transporte, incluindo operadores e produtores, deverão seguir padrões e normas de segurança para evitar riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Um dos pontos iniciais para garantir o cumprimento da Lei a compra de um produto de qualidade que irá garantir durabilidade e confiança durante todo o processo. Sejam para caçambas, plataformas ou tanques, a Cal Leve é reconhecida em todo mercado nacional pelos seus produtos de alta qualidade. Clique aqui e conheça nossa linha de produtos.

Em nosso país, o transporte terrestre de resíduos sólidos é regulada pela NBR 13.221, que irá certificar e garantir o cumprimento das normas de segurança.

Para estar de acordo com esta norma, listamos abaixo 5 pontos importantes: 

Estado de conservação adequado

Para evitar vazamentos ou quedas de materiais, é necessário que o equipamento esteja em plenas condições. Por isso, verifique se sua caçamba, plataforma ou tanque estão em perfeitas condições de uso.

Armazenamento e Fixação de qualidade

É preciso realizar amarrações e fixações de qualidade para que não haja o espalhamento pelas vias durante o transporte. Todas a carga deve estar perfeitamente acondicionada.

Divisão de cargas

A regulamentação não permite o transporte de alguns tipos de cargas mistas. Por exemplo, alimentos não podem ser misturados com medicamentos, e todos os resíduos sólidos não podem ser transportados com produtos perecíveis.

Atender às leis ambientes e certificações ambientais

É preciso conferir se o tipo de resíduos transportado não obriga o cumprimento de regulações próprias.

Descontaminação

Quando necessária, é de responsabilidade do operador a descontaminação dos equipamentos de transporte. É preciso ficar atento também ao local onde se realiza esta descontaminação. Todos os métodos de limpeza podem ser submetidas a fiscalização e estão sujeitas a multa. 

× Chame no whatsapp!